PRINCIPAL / SALA DE NOTICIAS
 
 
 
Fórum da Juventude debate igualdade racial
Publicado em 10/06/2012 21:24:06



Com o intuito de refletir quan­to aos desafios, políticas e projetos para a juventude, a Regional Norte, por meio do trabalho inter­setorial das gerências de Educação e Políticas Sociais, realizou no fim do último mês o Fórum da Juventude, que teve a igualdade racial como tema. A atividade contou com a participação de jovens e adultos da comunidade, que juntos refletiram sobre a atual realidade dos jovens negros na sociedade.

Nilson Gaspar Veras, gerente de Programas Sociais da Regional Norte, destacou a importância do fórum para os jovens da região. “A relevância para os jovens está em conhecer e lutar pela igualdade de direitos e de condição em todos os âmbitos da nossa sociedade”, destacou. Os fóruns são espaços onde a Prefeitura dialoga com a comunidade sobre as demandas e perspectivas dos programas e projetos de políticas públicas a curto, médio e longo prazo. Eles visam ainda à produção de cartilhas e documentos de áreas especificas de atendimentos da PBH.

Daniela Anatoli, especialista em História da África e militante do movimento negro em Belo Horizonte, refletiu sobre a luta e o papel do negro na sociedade brasileira, caracterizada por ser uma nação multiét­nica. Daniela destacou a importância do tema. “A questão da igualdade racial é urgente, precisamos sentar e discutir com a sociedade, pois este tema ainda é um tabu no Brasil”, disse.

Alessandra Corrêa destacou a necessidade de quebra de para­digmas e mudanças na sociedade. “Gostei do evento, porque o tema abordado mostra a necessidade de uma mudança real da sociedade e de estabelecer a consciência de que somos todos iguais”, destacou. Richard Matheus Alves, 13 anos, estudante e membro do grupo de convivência de adolescentes Atitude Jovem, resumiu em uma frase o sentimento que ficou do evento. “Brancos e negros são um só e não deve existir desigualdade”, afirmou.

| Voltar