PRINCIPAL / SALA DE NOTICIAS
 
 
 
Umei Pituchinha realiza projeto para estimular a alimentação saudável
Publicado em 11/04/2012 18:05:00



A Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Pituchinha, que fica no bairro Alto dos Pinheiros, investiu em um projeto anual, intitulado Natural é Mais Legal, que pode suprir as carências da comunidade escolar em relação aos valores nutritivos dos alimentos e à importância de uma alimentação saudável. Através de parcerias com profissionais da área da Saúde, a Umei, que atende crianças de 0 a 5 anos e 8 meses residentes no bairro, disponibiliza palestras, oficinas gastronômicas e atividades lúdicas que tem participação ativa das famílias e dos alunos.

Essas atividades contemplam a percepção sensorial através de pesquisas investigativas com as frutas, legumes e verduras para realizar registros visuais, táteis, olfativos e degustativos. O objetivo é desenvolver hábitos de uma alimentação saudável, estimulando as crianças na troca de produtos industrializados por alimentos naturais, promovendo o reaproveitamento de partes dos legumes, verduras e frutas que às vezes não são consumidos e que possuem vitaminas necessárias ao bom desenvolvimento infantil.

Na Umei Pituchinha, cada turma escolhe um nome que represente o projeto a ser desenvolvido durante o ano. No caso da turma de 4 anos do turno da manhã, da professora Janaina Mól, apenas 30% das crianças visitou um circo, porém todas são apaixonadas pelos personagens. A turminha decidiu, então, trabalhar o projeto “Turminha do Circo” como forma de resgate da tradição.

Segundo Janaina Mól, o projeto Natural é Mais Legal, mesmo em poucos dias, fez com que ficasse perceptível o quanto era necessário e urgente uma intervenção que empolgasse as crianças. “Elas estão aceitando melhor a alimentação oferecida na Umei e também adorando experimentar novos e mais nutritivos sabores”, disse. Degustações e plantio de legumes, verduras e frutas estão ajudando a mudar os hábitos alimentares das crianças. A turma plantou uma hortinha e utilizou as próprias cascas das frutas e legumes para adubá-la e todos os dias cuidam dela com carinho e dedicação.

As crianças são estimuladas a consumir a merenda produzida na Umei pelas cantineiras e elaborada pelas nutricionistas da Prefeitura de Belo Horizonte, de forma a garantir uma alimentação realmente saudável. Para a Umei o projeto tem papel fundamental na formação da criança e o desenvolvimento de hábitos saudáveis gera um perfeito funcionamento do organismo, proporcionando bem estar e um desempenho correto das capacidades cognitivas e habilidades psicomotoras.

| Voltar