Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=meioambiente&tax=43437&lang=pt_BR&pg=5700&taxp=0&

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

.


   
 
  PRINCIPAL / SALA DE NOTICIAS
 
 
 
Espetáculo cearense alegra o público do Lagoa do Nado e Lindéia Regina
Publicado em 13/04/2010 09:41:41

O Centro de Cultura Lagoa do Nado e o Centro Cultural Lindéia Regina divertem o público na próxima quinta e sexta-feira, dias 15 e 16 de abril, às 14h30 e às 15h30, respectivamente, com o espetáculo “As Catirinas”. A milenar arte de improvisar versos e poesias sobre motes da literatura de cordel e do côco de embolada é apresentada pelas personagens Carem Elsa e Cícera Fransquinha, com a ingenuidade dos palhaços tradicionais sob a forma simples e escrachada da mulher do sertão. O espetáculo teve produção e pesquisa da “Companhia Catirina de Pesquisa e Produção”, com o apoio do Ateliê da Palavra, Alecrim Produções Artísticas e em parceria com o Grupo Galpão.

As apresentações têm entrada gratuita e fazem parte do “Festival do Teatro Brasileiro – Cena Cearense”. A promoção é da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e do Centro de Cultura Lagoa do Nado (Rua Ministro Hermenegildo de Barros, nº 904 – Bairro Itapoã) e Centro Cultural Lindéia Regina (Rua Aristolino Basílio de Oliveira, nº 445 – Bairro Regina). As escolas interessadas podem agendar previamente para a apresentação do Centro de Cultura Lagoa do Nado pelo telefone (3277-7420 / 6746).

O espetáculo “As Catirinas” é uma comédia tradicional popular que representa a cena cotidiana das ruas e praças brasileiras e a identidade do povo nordestino, por meio da perspectiva do artista popular. A peça foi a primeira montagem da Companhia Catirina, que está em cartaz desde 2002. “As Catirinas” já divertiu um público estimado em mais de 50 mil pessoas em diversas apresentações em praças e espaços públicos no Estado do Ceará e no mundo.

Festival do Teatro Brasileiro

Em 1997, a produtora Alecrim Produções Artísticas, com sede em Brasília, começou a produzir espetáculos baianos na cidade de Brasília. Com o início desse intercâmbio verificou-se que o Teatro Baiano oferecia espetáculos de excelência, com diferentes linguagens, que poderiam compor uma mostra.

Assim aconteceu a primeira edição da Mostra de Teatro da Bahia, realizada em 1999. Os resultados alcançados levaram à realização em 2000 da segunda edição. Em 2002, o projeto alcançou um importante grau de amadurecimento, passando a se chamar Festival do Teatro Brasileiro (FTB) para que pudesse propor o intercâmbio para outros Estados.

No ano seguinte, foi a vez do FTB - Cena Pernambucana, com a apresentação de sete espetáculos. O Festival dá um novo passo, acrescentando à programação apresentações de rua, o deslocamento de algumas peças para as cidades do entorno e a realização de oficinas de qualificação profissional.

Já em 2005, foi promovido o FTB - Cena Mineira, patrocinado por edital nacional dos Correios. Foram oito espetáculos mineiros apresentados e, em janeiro de 2007, o projeto acontece pela primeira vez fora do Distrito Federal. O FTB – Cena Mineira foi realizado também no Rio de Janeiro.

Nos meses de maio e junho de 2008, o FTB alçou novo objetivo com a realização da Cena Baiana em Pernambuco. O projeto reuniu mais de 8.700 pessoas. No ano seguinte, no mês de maio, foi concluída a Cena Pernambucana em Sergipe e Bahia. A Mostra agora chega em Minas Gerais com o FTB - Cena Cearense. A capital mineira e outras duas cidades do entorno receberão os espetáculos.

Ficha Técnica
Concepção, Direção, Atuação e Pesquisa: Júlia Fiuza e Josy Correia
Textos: Josy Correia
Músicas: Josy Correia e Cancioneiro tradicional popular
Figurinos: Carol Rocha e Joélia Braga
Técnico: Edmar Cândido

Local / Data / Horário

Telefone

Centro de Cultura Lagoa do Nado – Dia 15 de abril, às 14h30

3277-7420

Centro Cultural Lindéia Regina – Dia 16, às 15h30

3277-1515

| Voltar