Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=meioambiente&tax=43437&lang=pt_BR&pg=5700&taxp=0&

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

.


   
 
  PRINCIPAL / SALA DE NOTICIAS
 
 
 
Rede Municipal de Educação apresenta espetáculo de dança
Publicado em 07/03/2017 18:41:53

Cerca de 400 estudantes, de 17 escolas da Rede Municipal de Educação, estarão reunidos amanhã, dia 8 de março, às 14h30, no Teatro Francisco Nunes, no espetáculo de dança Osilo Upaka. Inspirado em histórias da tradição oral africana, o espetáculo é uma composição coletiva, resultado do Projeto Educação Integral nos Palcos da Cidade.

“Há muito tempo atrás, no mundo antigo, não havia histórias e, por isso, a vida era muito triste, chata e sem graça.” Essa é a fala de abertura do espetáculo Osilo Upaka. O significado do termo é “caixa mágica de histórias. O espetáculo, que reúne estudantes de 7 a 15 anos de idade, conta a saga de um rei que luta para poder dar, a seu povo, o direito de ouvir as histórias mantidas em segredo em um baú de mágico, o Osilo Upaka. A montagem é o resultado do trabalho coreográfico de monitores do Programa Escola Integrada e de coordenadores da Secretaria Municipal de Educação (SMED). Para formatar cada um dos 18 atos do espetáculo, a história foi contada aos monitores e dividida em pontos coreográficos. Palestras e oficinas com equipe de dança do Minas Tênis Clube e participação no Fórum Edudança, promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais, enriqueceram as experiências desses monitores.

Telma Rodrigues, da Gerência de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania da SMED, é uma das idealizadoras do espetáculo, junto com Juliana de Paula. Segundo Telma, Osilo Upaka terá um palco que faz jus à segunda edição do espetáculo. “A primeira coisa que a gente via nos eventos promovidos por esta Gerência é que, às vezes, faltava, às apresentações, um espaço condizente com a qualidade dos trabalhos e com o que os meninos mereciam. Em 2016, o Teatro Bradesco cedeu seu espaço para a apresentação do espetáculo Osilo Upaka e, neste ano, conseguimos, no Teatro Francisco Nunes, a data de 8 de março.”

| Voltar