Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=meioambiente&tax=43437&lang=pt_BR&pg=5700&taxp=0&

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

.


   
 
  PRINCIPAL / SALA DE NOTICIAS
 
 
 
Escola de Educação Infantil Sagrada Família entra em funcionamento a partir desta quinta-feira
Publicado em 16/02/2017 15:38:50


Foto Ilustrativa - Cláudio Lacerda

Sete horas da manhã. O portão aberto, o painel colorido, os móbiles com boas vindas sinalizam o início das aulas na tão sonhada Escola de Educação Infantil Sagrada Família. Com quatro turmas de manhã e quatro turmas à tarde, voltada para o atendimento de crianças de 4 e 5 anos, a Umei dá início às aulas nesta quinta-feira, dia 16 de fevereiro. A escola tem capacidade para o atendimento de 180 crianças e é resultado da mobilização da comunidade do entorno, que há anos solicitava a criação de uma instituição pública de qualidade na região.

Luciene Duarte, mãe de Nicole Yasmim, de 4 anos, conta que estudou, assim como seus seis irmãos, no mesmo espaço da escola, quando ele ainda abrigava a Escola Sarah Kubitschek. Satisfeita com a inauguração da escola, Luciene ressalta que a base de uma boa educação começa na infância. “Já me senti acolhida e sei que Nicole terá a mesma base que tive para ingressar no curso superior. Já estou pensando lá longe, sou formada em Administração, acostumada a planejar e acompanhar, e isso é inevitável”, brinca.

No dia anterior ao do início das aulas, um grupo de mães, pais, avós - alguns acompanhados por seus filhos ou netos – participaram de uma reunião na qual ouviram orientações da direção da escola. Cerca de 80% dos familiares das crianças matriculadas participaram do encontro e mostraram-se dispostos a construírem com a escola seu Projeto Político Pedagógico. A vice-diretora da Umei, Hélia de Miranda Glória, destaca a importância da participação da comunidade para o sucesso do projeto educacional desenvolvido na Unidade. “Não viemos com tudo pronto, vamos dizer e queremos ouvir críticas, sugestões, construir o Projeto Político Pedagógico juntos”.


Vinculação e Infraestrutura

A Escola Municipal Professor Domiciano Vieira (EMPDV), situada a cerca de 1 Km, é a escola que referencia administrativamente a Umei Sagrada Família, 130ª UMEI da PBH em funcionamento. A edificação existente foi adaptada para atendimento à Educação Infantil, ficando a escola com 01 Secretaria, 01 sala de Direção/Coordenação, 01 sala de Professores, 01 depósito / almoxarifado, 04 salas de aula, 01 sala multiuso, 03 instalações sanitárias individuais para alunos, 01 refeitório que pode ser utilizado como pátio coberto, 01 cozinha, entre outros ambientes. Ainda há 01 parquinho, 01 área descoberta para recreação, 01 área verde.

Algumas obras na área externa da UMEI Sagrada Família ainda estão em andamento, mas como explicou a Vice-Diretora dessa unidade, Hélia, a Prefeitura optou por não retardar mais o atendimento tendo em vista a necessidade da comunidade.

A diretora da escola, Rogéria Vilanova Novaes Fonseca, não esconde o orgulho: “Acompanhei as discussões sobre a inauguração de uma UMEI aqui, era uma demanda antiga da comunidade, mas nunca imaginei que este lugar ficaria tão bonito, que seria uma UMEI da Domiciano e que seria na minha gestão”. Sobre o que espera daqui pra frente, sintetiza ”Espero uma comunidade bem participativa e que eu possa fazer a diferença”.
 

Trabalhando as diferentes necessidades

Juliene Roberta da Silva Maia - mãe de Pietro, 5 anos – avalia “Creio que dentro daquilo que a UMEI propôs, vai atender bem à comunidade, aos pais e aos alunos. Falar que haverá intérprete para uma das crianças, monitor de inclusão para outra, mostra que a Prefeitura está zelando pela Educação.”


Fernanda Meireles e Marcelo, pais de Layla, 4 anos, venceram uma resistência interna e mostraram-se esperançosos com essa vitória. “Como nosso filho mais velho ficou conosco até os 5 anos de idade, não queríamos que Layla começasse cedo na escola. É a primeira vez que ela frequentará uma escola. Também estou ansiosa para participar.” finaliza Fernanda.
 

Serviço
UMEI Sagrada Família
Rua Costa Monteiro, 875, Bairro Sagrada Família, CEP 31.030-480

 

 

| Voltar