Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

.


   
 
  PRINCIPAL / SALA DE NOTICIAS
 
 
 
Plenária de mulheres retoma reuniões com importante missão
Publicado em 16/02/2017 10:43:37

Após alguns meses sem atividades, as mulheres do Conselho Municipal de Saúde (CMS-BH) e usuárias do SUS-BH se reuniram na tarde do dia 6 de fevereiro para discutir a atenção integral à saúde da mulher.

Essa é a primeira plenária de mulheres da gestão 2016/2018 do CMS-BH, e além dos assuntos importantes que sempre são discutidos sobre saúde e bem-estar da mulher, ela terá uma importante missão, que é organizar a Conferência Nacional de Saúde de Mulheres.

Essa primeira reunião foi conduzida pela segunda secretária, Ana Maria Caldeira, até que seja eleita a coordenação. A pauta foi debatido após a apresentação dos programas e ações da Secretária Municipal de Saúde (SMSA) para a atenção integral à saúde da mulher, feita pelo médico e referência técnica, Fernando Mendonça, e o coordenador da atenção à saúde da mulher, Virgílio Queiroz.

Fernando deu destaque para duas prevenções que segundo ele, há alguns relatos de falta nas unidades de saúde, mas que na verdade, sempre estão disponíveis e com sobra, que são o exame de mamografia e os métodos contraceptivos. Falando sobre os contraceptivos, a discussão discorreu sobre a sexualidade feminina e a gravidez na adolescência.

Uma das participantes, Soane Pereira, deu seu depoimento sobre violência sexual na mulher, e disse estar à disposição para ajudar com sua experiência. Durante muitos anos ela trabalhou com a temática saúde da mulher, e ficou durante oito anos no Conselho Estadual de Saúde.

Sobre esse tema foi feito o encaminhamento de buscar parcerias com as Secretárias Municipal e Estadual de Saúde e educação, para fazerem um trabalho conjunto nas escolas abordando a sexualidade e afetividade.

A integrante da Secretaria Estadual de Saúde e Militante da Marcha da Mulher, Dehonara de Almeida deu informes sobre a Conferência Nacional da Mulher que será do dia 3 a 7 de julho. A Conferência Municipal deve acontecer até o dia 3 de junho.
O debate para organização da Conferência das Mulheres e a eleição da coordenadoria da plenária serão feitos na próxima reunião, do dia 22 de janeiro às 16 horas.

| Voltar