Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

.


   
 
  PRINCIPAL / SALA DE NOTICIAS
 
 
 
Bloco Zé Pereira desfila no Carnaval de Belo Horizonte
Publicado em 01/02/2017 18:16:35


Foto Divulgação Prefeitura de Outro Preto

O carnaval de Belo Horizonte contará com um ícone da festa momesca da histórica cidade de Ouro Preto. O Bloco Zé Pereira Clube dos Lacaios irá desfilar, na segunda-feira (27), às 10h, com seus irreverentes bonecões. A concentração será na Casa do Baile (av. Otacílio Negrão de Lima, 751), um dos principais atrativos turísticos do Conjunto Moderno da Pampulha.

A agremiação folclórica Zé Pereira completa 150 anos de atividades em Ouro Preto e 170 anos de seu início no Rio de Janeiro. O Bloco faz questão de comemorar seu aniversário na capital mineira. “Escolhemos Belo Horizonte pela visibilidade que o carnaval da capital tem, o que é muito bom para nossa agremiação. Belo Horizonte tem reunido, nos últimos carnavais, pessoas de várias partes do país e oferece uma ótima infraestrutura para os foliões”, destaca o presidente da agremiação, Arthur Ramos Carneiro.

Considerado o bloco mais antigo do Brasil em atividade, a agremiação folclórica Zé Pereira Clube dos Lacaios faz um resgate de sua história. De acordo com Arthur Ramos, foi feito um estudo amplo e, por meio de fotografias, as roupas dos três bonecos originais foram reproduzidas para o desfile deste carnaval.

Detalhes curiosos
Entre as curiosidades pouco divulgadas do Bloco Zé Pereira está o fato do boneco Catitão, o mais pesado dos três bonecos originais, ter seus dentões feitos com dentes de cavalo e o famoso bigode confeccionado com o rabo desse mesmo animal.

Os outros bonecos, com personagens pitorescos de Ouro Preto, como a Dona Olímpia, foram confeccionados em isopor, no ano de 2001, após a realização de uma oficina na Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP).

| Voltar