Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=meioambiente&tax=43437&lang=pt_BR&pg=5700&taxp=0&

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

.


   
 
  PRINCIPAL / SALA DE NOTICIAS
 
 
 
Iniciativa do CRAS Coqueiral vence Prêmio Inovar 2016
Publicado em 29/12/2016 13:55:22

A partir de uma escuta atenciosa e da dedicação de duas técnicas do BH Cidadania/ CRAS Coqueiral, Mirelle Veloso e Karina dos Santos, o projeto “Participação social e gestão pública: novos caminhos para uma cultura sustentável em território de vulnerabilidade social” transformou a forma com que moradores dos bairros Pindorama, Jardim Filadélfia e Vila da Paz lidavam com o lixo e com os cuidados para com o território em que vivem. O sucesso do projeto foi reconhecido e venceu o primeiro lugar no 4º Prêmio InovaRH, que tem como objetivo estimular os servidores, empregados públicos e estagiários da Prefeitura de Belo Horizonte, e de suas empresas, fundações e autarquias, a apresentar projetos inovadores em gestão e administração pública, visando o desenvolvimento de um banco de ideias que será referência e inspiração para outras iniciativas também focadas na melhoria do serviço público.

Segundo Mirelle Veloso, o projeto teve início a partir de uma demanda da própria comunidade. “As pessoas reclamavam muito sobre a situação do lixo na Vila. Começamos a debater este tema com outros moradores e mobilizamos as lideranças e os usuários do CRAS para um trabalho em conjunto, voltado para a gestão do lixo e para o cuidado com o meio-ambiente. Fizemos várias ações junto com a comunidade, para que ela pudesse se apropriar do seu local de um modo diferente. A nossa primeira ação foi o plantio de árvores em um lugar de despejo”, explica a analista de políticas públicas. A iniciativa nasceu no final de 2015 e foi implementada ao longo de 2016. O projeto foi contemplado na categoria “Avaliação, Implementação e Monitoramento de Políticas Públicas”, dentre 65 inscritos.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Informação, Bruno Passeli, que já participou da Comissão Julgadora em edições anteriores, ressaltou a importância e a grandeza do InovaRH BH para a administração municipal. “Após ler tantos projetos em 2014 e 2015, cheguei à conclusão que esta é uma forma de aproximar as ideias e os conhecimentos de quem está na ponta do serviço público aos que estão na definição das estratégias governamentais. Muito mais do que entregar a premiação, é fazer com que as pessoas tenham conhecimento daquela percepção detalhada de quem está na ponta”, reflete.

Essa foi a segunda vez que um projeto da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social venceu o prêmio InovaRH. Em 2015 o primeiro lugar na categoria “Experiências e iniciativas de sucesso implementadas ou em processo de implementação” foi para o projeto GEO-SUAS BH, uma plataforma interativa de uso gratuito, auxiliar para o trabalho de territorialização e cadastro de beneficiários das políticas públicas de assistência social em Belo Horizonte, desenvolvida pela equipe da Gerência de Informação Monitoramento e Avaliação (Geima).

| Voltar