Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

.


   
 
  PRINCIPAL / SALA DE NOTICIAS
 
 
 
Usuários do CMS-BH debatem a saúde do município com o futuro Secretário de Saúde
Publicado em 06/12/2016 15:42:36

No final da tarde de quarta feira, 30 de novembro, a plenária de usuários do Conselho Municipal de Saúde (CMS-BH) se reuniu com o objetivo de discutir a pauta: “O que queremos para o SUS-BH na gestão Kalil?


Participaram da plenária, o futuro Secretário Municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, o Chefe de Gabinete da Secretária de Saúde (SMSA), Marcos Mendes, o Vice Presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Éderson Alves da Silva, a Secretária Geral e a 1ª Secretária do CMS-BH, Maria da Glória Ábido Capistrano e Carla Anunciatta, o Presidente, Bruno Abreu Gomes (Pedralva) e a relatora, Francoise J. Madeleine.


O presidente do CMS-BH, Bruno Abreu, abriu as falas colocando-se com pesar e em luto pela aprovações da PEC 55 e pelas mudanças nas 10 medidas contra a corrupção que aconteceram em votação durante a madrugada no senado e pelos ataques policias aos manifestantes. “A saúde e o país passam por um momento muito difícil, um dos piores nos últimos anos. Estamos em luto.” Afirmou.


Após, o presidente agradeceu a disponibilidade e confiança do futuro secretário pela disponibilidade em comparecer pela segunda vez a plenária do CMS-BH mesmo antes de tomar posse. Jackson Machado agradeceu o convite e considera um momento muito importante estar com o Conselho e todos os seus segmentos para tomar conhecimento da atuação situação, para que as mudanças aconteçam de forma construtiva e participativa.


Marcos Mendes se colocou à disposição, para esclarecer as dúvidas e auxiliar no que for preciso à próxima gestão. Ederson também agradeceu a presença do Jackson e afirmou que tem muitos desafios no SUS.


A 1ª secretária Carla pautou que a plenária tinha a intenção de munir o futuro secretário de informações sobre a atual situação do nosso SUS, e debater as possíveis soluções, então abriu-se para o debate. Os usuários presentes deram depoimentos e fizeram seus questionamentos.


Jackson agradeceu as informações obtidas e os questionamentos dos usuários, afirmando que muito irá contribuir para seu trabalho. “Ouvi com atenção tudo que disseram, mas não posso fazer promessas por enquanto, temos que estudar e esperar a mudança de gestão. Mas o que eu já posso garantir para vocês, é que nosso compromisso principal é com a atenção básica de saúde.” Afirmou Jackson.


A plenária seguiu com blocos de perguntas e respostas sobre obras aprovadas no Orçamento Participativo (OP) que não saíram do papel, estrutura das unidades e equipe de trabalhadores, financiamento, privatização, insumos, medicamentos, dentro outros.


Ao final Jackson Machado afirmou que mudanças vão acontecer. “Fiquem atentos ao Diário Oficial do Município após a posse do novo Prefeito, vai ser publicado todas as propostas que a comissão de transição está estudando fazer, não só na saúde, mas em todos os setores. Belo Horizonte vai experimentar uma mudança radical da sua estrutura de secretaria.” Finalizou o futuro secretário de saúde.
 

| Voltar