Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

.


   
 
  PRINCIPAL / SALA DE NOTICIAS
 
 
 
Obras de ampliação do Complexo da Lagoinha serão finalizadas no 2º semestre de 2017
Publicado em 21/11/2016 18:22:27


Foto: Antônio Rodrigues

As obras de ampliação do Complexo da Lagoinha, realizadas pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), continuam e a previsão é que os trabalhos sejam encerrados no segundo semestre de 2017. As intervenções estão sendo realizadas simultaneamente nos dois viadutos do complexo.

O primeiro viaduto, que terá uma nova alça e liga a Avenida Cristiano Machado ao hipercentro, começa no apoio ao lado da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), próximo à Rua Diamantina, passa sobre o Boulevard Arrudas e desce na Avenida do Contorno, em frente ao Shopping Oiapoque, pouco antes da Rua São Paulo. O outro viaduto, que está sendo alargado, começa na Avenida Antônio Carlos, passa sobre a linha do metrô, continua paralelamente à parte do viaduto já existente e desce até a Rua Rio de Janeiro.
Do lado do Complexo da Lagoinha, está sendo feita a armação complementar para concretagem do tabuleiro e as proteções laterais, além do aterro da pista de acesso e pavimentação. Do lado do hipercentro, as vigas metálicas estão sendo colocadas sobre os pilares, além da travessia sobre as faixas de domínio da CBTU e da FCA/VLI. No momento, está sendo executado o encaixe dos trabalhos nos dois viadutos com o Boulevard III, com as necessárias adequações.

Histórico

As obras foram iniciadas em fevereiro de 2015 com o objetivo de fazer a ligação dos corredores de ônibus das avenidas Cristiano Machado e Antônio Carlos com o hipercentro. O Complexo da Lagoinha é um dos lugares de passagem mais movimentados de Belo Horizonte. O tráfego vindo das avenidas Antônio Carlos, Cristiano Machado e Pedro II, além da área central, sempre exigiu soluções de engenharia capazes de minimizar o impacto proveniente desse grande fluxo.
Essa obra trará como benefício o aumento na velocidade de trânsito e a melhoria no fluxo de tráfego em ambos os sentidos. As novas intervenções irão atender basicamente os acessos prioritários do transporte coletivo para o hipercentro, envolvendo o Viaduto Leste e trechos das ruas Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, com reflexos na operação do Move nas avenidas Santos Dumont, Amazonas e Paraná e em segmentos da Rua da Bahia.

A obra é complementar à primeira etapa do Boulevard Arrudas III. Até o momento, já foi concluída a contenção do encabeçamento no início dos viadutos na Avenida Antônio Carlos, executadas as estacas e blocos de fundação (infraestrutura), os pilares (mesoestrutura) e as vigas travessas (parte da superestrutura). Algumas árvores também foram transplantadas. Com a conclusão da primeira etapa da obra do Boulevard Arrudas III, a pista da Avenida do Contorno, no sentido Centro-Bairro foi refeita, asfaltada, sinalizada horizontalmente (pintura) e liberada para tráfego normal. O passeio de piso intertravado na divisa com a FCA também está concluído. O investimento na obra é de R$ 59,9 milhões, com recursos do PAC Mobilidade.

| Voltar