Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

.


   
 
  PRINCIPAL / SALA DE NOTICIAS
 
 
 
Experiências de planejamento urbano de Belo Horizonte são apresentadas em evento internacional sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Publicado em 28/06/2016 11:03:52

O secretário municipal adjunto de Planejamento Urbano, Leonardo Castro, representou a Prefeitura de Belo Horizonte no diálogo regional “Starting Strong: Os Primeiros mil dias dos ODS”, em Bogotá, Colômbia, para apresentar a experiência do município em relação aos Objetivos do Milênio (ODM) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ele falou sobre a condução do tema na realidade das redes de cidades, explicitando a importância do envolvimento local na adoção dos ODS e na implementação desta agenda.

O evento foi realizado nos dias 14 e 15 de junho, com o objetivo de discutir as ações prioritárias a serem tomadas nos próximos mil dias para atingir os ODS na América Latina e Caribe e os desafios e oportunidades que estes oferecem aos países de renda média. A iniciativa foi organizada pelo Centro de Pensamento Estratégico Internacional (Cepei), com apoio do Instituto Overseas Development (ODI) e do Instituto Southern Voices. O diálogo é o último de três celebrados globalmente, sendo que os dois primeiros se centraram na África e Ásia. Os resultados das discussões serão levados para o Fórum Político de Alto Nível (HLPF), o primeiro mecanismo oficial de revisão desde o lançamento dos ODS, em julho de 2016.

Os ODS são o conjunto de objetivos e metas desenvolvidos no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU), dentro das dimensões social, ambiental, econômica e institucional, a fim de instrumentalizar os esforços mundiais pelo desenvolvimento sustentável. O documento foi aprovado na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 e foi precedido pelos ODM.

O engajamento de governos locais e regionais é fundamental para que se alcancem os ODS com sucesso. Por isso Belo Horizonte está engajada desde o princípio dos debates, quando ainda estavam em vigor os ODM, e alinhou o seu planejamento estratégico BH2030 aos objetivos e metas estabelecidos.

A fala do Secretário Leonardo Castro se centrou exatamente sobre o engajamento de Belo Horizonte nos esforços para que tais objetivos e metas fossem atingidos com sucesso. Tal engajamento pode ser demonstrado, por exemplo, pela revisão do Planejamento Estratégico BH2030, que foi realizada de forma a alinhar as metas e objetivos dos ODS com as metas e objetivos da administração da cidade, tornando o desenvolvimento de Belo Horizonte em sua essência atrelado ao desenvolvimento sustentável acordado internacionalmente. Seguindo a mesma lógica, também a formatação do Novo Plano Diretor de BH foi alinhado aos ODS, garantindo que o desenvolvimento urbano de Belo Horizonte seja também sustentável.

O convite veio após presença do Diretor da Cepei, Sr. Philipp Schönrock, no “Fórum Vida Urbana – Reflexões sobre o Futuro das Cidades”, evento promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte com apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e da ONU-Habitat, em que o Prefeito Márcio Lacerda palestrou sobre tema semelhante.

O Cepei é um centro de pensamento independente com o objetivo de promover a participação da América Latina e Caribe nas agendas globais sobre desenvolvimento. A organização trabalha junto a tomadores de decisão e influenciadores para incrementar o diálogo regional e propor soluções em áreas estratégicas para otimizar o compromisso com a governança, as informações livres e o financiamento para o desenvolvimento sustentável.
 

| Voltar