Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=meioambiente&tax=43437&lang=pt_BR&pg=5700&taxp=0&

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

.


   
 
  PRINCIPAL / SALA DE NOTICIAS
 
 
 
Entrega de placa na Umei Petrópolis evidencia dedicação dos profissionais da educação
Publicado em 25/05/2016 16:10:30



Anally Belfort tem quatro anos e meio. É uma menina alegre, atenta e receptiva às brincadeiras dos colegas de sala. Brinca no parquinho, alimenta-se bem e tem o carinho de seus 17 colegas da Turma das Estrelinhas, da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Petrópolis.

Esse poderia ser o relato de qualquer criança de uma das 127 UMEIs da cidade. Mas chama ainda mais atenção por tratar-se de uma criança especial, que não tem o mesmo desenvolvimento psicomotor das demais, é cadeirante, se alimenta por sonda e segue uma dieta rigorosa. Anally é acompanhada de perto por uma equipe que não mede esforços para que ela se sinta acolhida e inserida no processo educacional como é necessário e possível.

Esse cuidado parece ser sentido por todos. “Minha escola até parece, até parece sim, com o meu lar”. Foi com esta música que os alunos, inclusive a Anally, deram boas vindas, no último dia 19, aos representantes da secretaria de Educação e da regional Barreiro, que foram à unidade especialmente para instalar a placa da UMEI.

A placa foi descerrada pela secretária de educação Sueli Baliza e equipe, o secretário de administração da Regional Barreiro, Aristides Vieira, as vice-diretoras da Escola Municipal Presidente Itamar Franco, Hélia Marcia Lopes e da Umei Petrópolis, Maria Lopes da Silva e Elielton Belfort, pai de Anally, representado os pais de todas as crianças. A solenidade teve um significado especial para a unidade, em funcionamento desde 2013. “A placa é como uma carteira de identidade” declarou Sueli Baliza, após o descerramento.

Elieton conta que o que está vivenciando na Umei Petrópolis colocou por terra as experiências negativas que teve em outra escola. “Aqui não percebo qualquer dificuldade, me dão possibilidades e nunca empecilhos. Sempre se propõem a tentar e superam minhas expectativas”, destaca, comemorando que até o acompanhamento odontológico da filha está sendo feito na escola, via Centro de Saúde.

Após o descerramento da placa, os visitantes fizeram uma visita à unidade. “É nítida a integração e inclusão. O brilho no olhar das crianças mostra como elas estão satisfeitas”, observou o secretário regional, Aristides Vieira. Fazer um piquenique, usar fantasias de príncipes e princesas e passear no parque, são alguns dos sonhos que várias crianças viam como distantes antes de chegarem à UMEI e que manifestaram nos painéis e atividades pedagógicas apresentadas aos visitantes pela vice-diretora Maria. Confiante no trabalho pedagógico desenvolvido com as crianças, a secretária de educação Sueli Baliza reiterou: “Daqui a alguns anos, elas representarão o que há de melhor nas pessoas e serão munidas de caráter, dignas e participantes de uma sociedade mais justa”.

A Umei Petrópolis funciona na Rua Duzentos e oitenta e cinco, 107, bairro Petrópolis. A unidade atende a 409 crianças e tem capacidade de atender até 440, com idades de 0 a 5 anos.

| Voltar