Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

.


   
 
  PRINCIPAL / SALA DE NOTICIAS
 
 
 
Renovado, Arquivo Público da Cidade celebra 24 anos
Publicado em 05/05/2016 12:21:04

A Fundação Municipal de Cultura promoveu nesta semana um encontro com historiadores, arquivistas e autoridades políticas para celebrar os 24 anos do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH). No evento, foi apresentada a requalificação que o APCBH recebeu em suas salas de guarda e preservação do acervo, além de outras melhorias estruturais do edifício. Entre os presentes estivam o secretário de obras e infraestrutura da PBH, Josué Valadão e a superintendente do Arquivo Público Mineiro, Vilma Moreira dos Santos.

No início de 2015, o APCBH-FMC, em parceria com a Gerência de Coordenação de projetos financiados GEPF, com a Secretaria Municipal Adjunta de Modernização, SMAM, e com a Secretaria Municipal de Governo, SMGO, adquiriu estantes deslizantes para três áreas de guarda permanente de documentos. O recurso de cerca de R$ 950.000,00 foi proveniente do Programa de Modernização da Administração Tributária e de Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT-4) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A parceria, em desenvolvimento desde 2013, prevê ainda a melhoria do mobiliário do setor de atendimento do Arquivo, que dará mais conforto aos consulentes da instituição.

As novas estantes deslizantes permitem a compactação das massas documentais em espaços muito menores do que as estantes tradicionais, além de garantir o melhor acondicionamento do acervo. Essa otimização de espaço é fundamental para a guarda da documentação produzida pela Prefeitura de Belo Horizonte, tendo em vista o espaço físico já saturado da sede do APCBH e o crescimento do volume de documentos recolhidos.

Segundo o diretor do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, Yuri Mesquita, a aquisição teve como objetivo estruturar as áreas de guarda de documentos permanentes do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, preparando a instituição para o recebimento da documentação com valor probatório e/ou histórico de toda a municipalidade. “Com essa qualificação ganhamos condições mais adequadas para o recolhimento das massas documentais acumuladas e para os documentos que serão produzidos dentro das atividades legais da municipalidade, cumprindo assim a legislação municipal de arquivos e preservando o patrimônio documental da capital mineira”, conclui. Com a instalação do novo mobiliário, o tratamento de cerca de 600.000 plantas de Belo Horizonte, provenientes da Secretaria Municipal Adjunta de Regulação Urbana SMARU, será mais adequado. Além disso, criou-se espaço para negativos, microfilmes, fitas magnéticas, para cerca de 6000 caixas de arquivo e para aproximadamente 40.000 pastas suspensas.

Melhorias da sede
Em 2015, o APCBH passou por reparos e pintura da fachada e das áreas de trabalho. Os problemas hidráulicos e de infiltração foram resolvidos e o telhado foi trocado em parceria com a SUDECAP. Além disso, o piso da instituição foi todo requalificado, com a raspagem do taco e aplicação de sinteco em parceria com o proprietário do imóvel. As melhorias estruturais, intensificadas desde 2013, vão continuar até o final do ano, com a troca de vidros e instalação de novos condicionadores de ar, dando mais conforto aos consulentes e servidores.

O APCBH
O Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) é o órgão da Prefeitura responsável pela gestão, guarda, preservação e acesso dos documentos produzidos ou recebidos pelo poder executivo municipal. Criada em 1991, a instituição é parceira da Câmara Municipal de Belo Horizonte, cuidando de seu acervo de guarda permanente e também de documentos privados de interesse da população belo-horizontina. No APCBH encontram-se documentos textuais, revistas, mapas, plantas, projetos arquitetônicos, cartazes, fotografias, filmes, registros sonoros, dentre outros. Em sua sede, há também uma biblioteca voltada para a história da cidade.

Utilizando os serviços
Não é necessário agendamento para acessar o acervo disponível na Sala de Consultas do APCBH. É preciso apenas se identificar. Para auxiliar a pesquisa são disponibilizados instrumentos como guia, inventários, catálogos e outros, além de ser possível a pesquisa pela internet O site da instituição – www.pbh.gov.br/cultura/arquivo – traz as coleções de revistas e dos relatórios dos prefeitos, bem como diversas informações sobre o Arquivo Público, suas atividades, eventos, instrumentos de pesquisa e outras publicações. O APCBH mantém ainda um banco de dados projetado para dar acesso a todo o seu acervo. Esse sistema vem sendo alimentado regularmente e pode ser consultado no endereço www.acervoarquivopublico.pbh.gov.br.
Arquivo Público da Cidade de BH – Rua Itambé, 227, Floresta
Telefone: 3277-4603

| Voltar