Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

.


   
 
  PRINCIPAL / SALA DE NOTICIAS
 
 
 
Dia mundial da Saúde leva informação e diversão à população de BH
Publicado em 14/04/2016 18:18:00

No Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde participou de ações de conscientização para hábitos saudáveis, na Praça 7, centro da capital. Neste ano a ação teve como tema “Todos contra a Dengue, Zika e Chikungunya”, voltada à orientação da população sobre ações simples que contribuem de forma decisiva no combate ao mosquito Aedes aegypti.

O evento na Praça 7 foi promovido em conjunto pelo Sindicato dos Aposentados de Minas Gerais, Sindicato dos Odontologista de MG, Sindicato dos Farmacêuticos, Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de MG e Sindicato dos Médicos de BH, com apoio do SUS-BH do Conselho Municipal e Conselho Estadual de Saúde.

Em Belo Horizonte, mais de 86% dos criadouros estão dentro das casas, em pratos de vasos, garrafas, pneus e recipientes que acumulam água. A SMSA tem alertado à população de que reservar 10 minutos toda semana para vistoriar suas próprias casas e não deixar água parada é fundamental para combater o mosquito.

Ao longo de toda a manhã foram oferecidos serviços, orientação e distribuição de material de promoção de saúde (folhetos e cartilhas educativas), exames gratuitos de aferição de pressão, instruções sobre autoexame das mamas e de higiene bucal. Também foi feita distribuição de kits de higiene bucal, de segurança do trabalho e de preservativos, orientações jurídicas sobre assuntos relativos à saúde e apresentações artísticas, culturais e musicais.



Guilherme Silva, de 44 anos, estava passando pelo centro e resolveu aproveitar o momento para medir a pressão. “Eu cuido da minha saúde, pedalo todos os dias e é maravilhoso poder passar por aqui e, rapidamente, fazer um checkup.”

O Grupo de Arte e Mobilização - Mobiliza SUS-BH, fez uma apresentação com a banda SUScesso e personagens teatrais, com a temática da dengue, zika e chikungunya. O grupo promove semanalmente diversas ações de sensibilização para o combate ao mosquito Aedes aegypti, que vão de esquetes de teatro a palestras em empresas.

A aposentada Sônia dos Santos, de 64 anos, participou do evento em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. “Acho ótimo um evento alegre assim, com música e tantos serviços. Estava passando, vi a movimentação e resolvi participar”, comentou enquanto assistia ao show da banda.
 

| Voltar