Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=meioambiente&tax=43437&lang=pt_BR&pg=5700&taxp=0&

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

.


   
 
  PRINCIPAL / SALA DE NOTICIAS
 
 
 
Sentidos do Nascer ganha primeiro lugar em prêmio InovaSUS
Publicado em 07/04/2016 11:08:00

A Coordenação da Comissão Perinatal da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) comemorou nesta semana uma importante conquista: a premiação pelo Ministério da Saúde do projeto “Exposição Sentidos do Nascer: uma exposição interativa itinerante para mobilização social e promoção da saúde. Essa iniciativa ficou em primeiro lugar na região Sudeste, na categoria Gestão da Educação, no Concurso Prêmio InovaSUS 2015 - Gestão da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde (MS). Além de reconhecer a importância do projeto, a premiação inclui um incentivo financeiro no valor de R$ 130 mil que será destinado a manutenção da exposição.

O prêmio, que acontece em seu quinto ano consecutivo, é resultado de uma série de iniciativas que buscam valorizar práticas inovadoras e favorecer a articulação entre os estados, a integração e o aprimoramento dos processos de Gestão do Trabalho e da Educação no SUS.

A Exposição Sentidos do Nascer completou um ano em março e já recebeu mais de 32 mil visitas nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Niterói e Brasília. O objetivo é incentivar a mudança no modelo de assistência ao parto pela transformação do viés cultural, sendo mais uma iniciativa de promoção à saúde, levando à população informações sobre os benefícios do parto normal, por meio de atividades lúdicas e sensoriais, provocando uma reflexão sobre a experiência do parto.



O projeto é iniciativa da pediatra, epidemiologista e coordenadora da Comissão Perinatal e do Movimento BH Pelo Parto Normal da SMSA-BH, Sônia Lansky, e do professor do programa de pós-graduação em História e Educação da Faculdade de Educação da UFMG (FAE-UFMG) e Historiador da Ciência, Bernardo Jefferson de Oliveira.

Segundo Lansky, o resultado da seleção foi recebido com muita alegria e satisfação pela equipe. “É mais um apoio e incentivo à permanência da exposição, levando os benefícios do parto normal para a saúde da mamãe e do bebê”.

O concurso é do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O prêmio busca reconhecer, incentivar e premiar projetos e experiências inovadoras na Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no âmbito do SUS.
Essa não é o primeiro prêmio que a Exposição Sentidos do Nascer recebe. No ano passado, ele foi um dos 12 projetos entre 183, selecionados pelo Ministério da Saúde (MS), Fundação Bill e Melinda Gates e pelo CNPq, para receberem um incentivo financeiro de R$ 8,4 milhões (valor total). A escolha priorizou os trabalhos que buscam diminuir a alta taxa de nascimentos prematuros no país.
 

| Voltar