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Novas equipamentos para exames de hemogramas agilizam atendimento a dengue
Publicado em 17/03/2016 14:09:00

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) adquiriu 11 novos equipamentos, mais modernos e ágeis, para realização de exames hemograma que estão instaladas em unidades de saúde estrategicamente definidas, em função do número de casos de dengue. O objetivo é agilizar o atendimento aos pacientes que buscam os centros de saúde com sintomas da doença.

Os equipamentos já estão em funcionamento nos Centros de Saúde Tirol, Minas Caixa, Paraíso, Jardim Guanabara, Dom Bosco, Padre Maia, Salgado Filho, Nazaré; no Centro de Atendimento a Pacientes com Dengue (CAD) de Venda Nova e Pampulha, além da Unidade de Reposição Volêmica (URV) do Hospital Odilon Behrens (HOB).

De acordo com a gerente de Apoio Diagnóstico, Geralda Eni Rufino, as novas máquinas têm capacidade para analisar até 60 amostras por hora, garantindo mais velocidade ao atendimento nas unidades. “Com os novos equipamentos o trabalho foi redimensionado, o fluxo do atendimento ficou mais ágil e o tempo de espera pelo resultado reduzido. Com isso, os trabalhos nessas unidades se tonaram mais eficientes e organizados.”

A instalação dos novos equipamentos permitiu uma maior resolutividade na atenção aos pacientes, pois os exames para avaliação clínica e acompanhamento da evolução da doença, podem ser feitos na própria unidade. Antes, as unidades dependiam do apoio dos cinco laboratórios distritais, o que envolvia uma logística que demanda um tempo maior até a realização do exame.

No Centro de Saúde Jardim Guanabara, da Região Norte, os atendimentos e os processamentos dos hemogramas ficaram mais rápidos. A unidade, tem mais de 17 mil usuários e está localizada na região com o maior número de casos suspeitos de dengue - 4.737. Desde a semana passada, quando o equipamento foi instalado, já foram realizados 277 exames (até o dia 11/03).



O Centro de Saúde Jardim Guanabara também processa exames para outras quatro unidades da região Norte - Floramar, Felicidade 1 e 2, e Guarani.
A necessidade de agilizar o atendimento na instalação da máquina, segundo a gerente do Centro de Saúde Jardim Guanabara, Flávia Beatriz Viana. “Antes, os pacientes aguardavam por até cinco horas pelo resultado do hemograma. Hoje esse tempo reduziu em duas a três horas de espera”.

O paciente que chega à unidade é avaliado, coletado o sangue recebe hidratação, enquanto aguarda o resultado do hemograma. A amostra segue para a máquina que é processado. Em aproximadamente cinco minutos é impresso o resultado da amostra, para que o médico possa avaliar. Ainda esta semana, mais uma máquina será instalada e testada, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nordeste.
 

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