Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=meioambiente&tax=43437&lang=pt_BR&pg=5700&taxp=0&

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

.


   
 
  PRINCIPAL / SALA DE NOTICIAS
 
 
 
Dia de turista: Expresso PPR percorre principais obras da cidade
Publicado em 23/02/2016 16:37:43

Em mais uma edição do Expresso do Planejamento Participativo Regionalizado, moradores de toda a cidade puderam conhecer as obras executadas pela Prefeitura em suas regiões. A ação promovida no último sábado, dia 20, reuniu cerca de 60 pessoas do Barreiro, entre empresários, pastores e pessoas da terceira idade.

O ônibus reservado para o trajeto que permitiu passarem por dezenas de obras e conhecerem por dentro o funcionamento de diversas delas ficou pequeno para o número de pessoas que aceitaram o convite feito pela Regional. Outros três veículos foram utilizados para o transporte do grupo. Eles partiram da sede da Regional Barreiro por volta das 14h30, acompanhados pelo secretário de administração regional, Aristides Vieira.

No primeiro trecho da viagem, o público pode conhecer o Centro de Referência em Saúde Mental (CERSAM – Barreiro) que atende pacientes com transtornos mentais e funciona 24 horas por dia. Ainda nesse primeiro trecho, o ônibus passou pelo Complexo Esportivo Milionários, obra conquistada pela população por meio do Orçamento Participativo. O complexo conta com duas quadras, Academia a Céu Aberto, anfiteatro, banheiros, vestiários, salão coberto, pista de caminhada, mesas de jogos e playground para crianças. Logo ao lado do Complexo, os passageiros puderam observar a Gerência Regional de Manutenção, onde ficam equipamentos, materiais e a equipe responsável pela manutenção de vias, áreas e prédios públicos municipais.

A primeira parada foi no Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro. O diretor executivo do Hospital, Flávio Duffles recebeu os convidados no auditório, onde fez uma palestra expositiva sobre o funcionamento da unidade. Durante a palestra, o diretor detalhou a estrutura do hospital e respondeu perguntas. Após a apresentação, o público visitou o quinto andar destinado à internação. Eles visitaram os quartos e conheceram o elevador de medicamentos, um sistema onde a medicação é distribuída aos setores por meio de uma tubulação especial. A estrutura impressionou o grupo. A coordenadora de integração com a comunidade e projetos sociais da Vallourec, Cássia Cristina Silva, elogiou a iniciativa de promover o Expresso e destacou a importância do Hospital. “O PPR é uma ótima iniciativa, é excelente. O Hospital tem uma estrutura de primeiro mundo e vem para atender uma demanda importante, que é a saúde.”

Logo em seguida, os passageiros voltaram ao ônibus, para o segundo trecho da viagem, que passou pela Unidade de Educação Infantil (UMEI) do Tirol, o Complexo Esportivo Vale do Jatobá e o Campo Real Jatobá IV. A segunda parada foi na UMEI Petrópolis. A escola funciona no período integral e atende crianças de 0 a 5 anos de idade. A vice-diretora da unidade, Maria Lopes da Silva, guiou o público, apresentando desde a cantina até as salas de recreação. “Toda atividade lúdica feita aqui na escola tem a intenção de ensinar”, explicou, enquanto mostrava os diversos materiais disponíveis. Valdete de Fátima Cardoso, dona de casa e moradora do bairro Milionários, ficou encantada com a UMEI Petrópolis. “A UMEI é um espaço acolhedor e muito confortável para as crianças”, elogiou.

Após a visita, os visitantes seguiram para o prédio do Programa BH Cidadania, localizado ao lado da escola infantil. Lá, o Gerente Regional de Politicas Sociais, Enelson Maia e a assistente social, Maria do Carmo, receberam a todos no auditório principal do prédio. Eles falaram sucintamente sobre as ações de promoção da cidadania e dos vínculos familiares e comunitários, desenvolvidas no espaço e, a seguir, convidaram o público para visitar as salas onde são oferecidos acesso à internet e aulas de informática, cursos, atividades culturais e voltadas para a saúde. “O Espaço BH Cidadania é um ótimo lugar porque acaba com a ociosidade de adolescentes e idosos. Todo bairro deveria ter”, aprovou Valdete.

Ao voltarem ao ônibus, os passageiros receberam um lanche para prosseguir para o terceiro trecho da viagem. A Escola Municipal Presidente Itamar Franco, a primeira do Brasil a ser construída por meio de Parceria Público Privada, foi o primeiro ponto a ser visto pelos passageiros na segunda parte da viagem. Localizada no bairro Solar, ela foi inaugurada em 2013. Logo em seguida, o grupo passou pela UMEI e a Escola Municipal Solar Rubi, além do Campo Interlagos, todos localizados no bairro Solar. O Complexo Esportivo José Calegário de Cristo, o Centro Cultural e o Centro de Saúde do bairro Urucuia, todos conquistados por meio do OP, também foram obras que puderam ser vistas pelos visitantes.

Por fim, o Expresso passou em frente ao Centro de Referência em Saúde Mental Álcool e Drogas, (CERSAM AD), a Escola Polo de Educação Integrada (POEINT), a obra em fase de conclusão, da nova sede do Centro de Saúde Barreiro de Cima e do Complexo de Saúde Barreiro, localizados no Flávio Marques Lisboa, além da UMEI Barreiro, no bairro Santa Helena.

COP

A última parada do Expresso foi no Centro de Operações da Prefeitura, na Avenida Engenheiro Carlos Goulart, 900, bairro Buritis. Inaugurado em 2014, o COP foi criado com o objetivo de promover uma gestão eficaz e eficiente dos serviços prestados à população, integrando defesa civil, saúde, segurança, mobilidade e limpeza urbana, dentro outros serviços. O público conferiu de perto a estrutura e funcionamento da central e como ela acelera processos em situações como acidentes em vias importantes da capital.

Logo após a visita, o grupo do Barreiro encontrou-se com os visitantes das demais Regionais. No térreo do prédio do COP, a Banda de Música da Guarda Municipal tocou sucessos de bandas como Skank e Jota Quest e encerrou sua apresentação com a canção “Lugar melhor que BH” de César Menotti e Fabiano. O público cantou junto e dançou.

A seguir, os secretários de cada regional, o Secretário Adjunto de Obras e Infraestrutura Josué Valadão e o prefeito Marcio Lacerda subiram ao palco. Após um momento de oração, Valadão assumiu o microfone, agradecendo a presença de todos e destacando os principais avanços da Prefeitura em toda a cidade. Marcio Lacerda discursou destacando a importância da participação popular para o desenvolvimento a partir do pleno exercício da democracia. Também enfatizou o fato de Belo Horizonte ser uma cidade reconhecida no país e no mundo por suas políticas públicas. Encerrou cantando, junto com a plateia, o refrão da música “Lugar melhor que BH”.

Avaliação

O Expresso PPR foi bastante elogiado. Sebastiana Dalva Pereira, moradora do Barreiro aprovou a oportunidade de conhecer tantas obras e projetos e de encerrar o dia de turista da própria região com uma grande festa. “Muitas vezes ficamos cuidando de casa e não sabemos o que está se passando na cidade. Parece que o prefeito não está trabalhando, não está fazendo nada, e ele está”, constatou.

O empresário do bairro Santa Cecília, Patric Bandeira, também ficou feliz pela oportunidade. “É um meio de prestações de conta, do que tem acontecido e do que vai acontecer. Foi ótima a oportunidade de observar de perto o trabalho da Regional Barreiro e da Prefeitura”, concluiu.

| Voltar