Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=meioambiente&tax=43437&lang=pt_BR&pg=5700&taxp=0&

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

.


   
 
  PRINCIPAL / SALA DE NOTICIAS
 
 
 
Comunidade do Barreiro aprova prestação de contas da Prefeitura
Publicado em 22/02/2016 11:00:19

Na quinta-feira, dia 18, a Prefeitura apresentou um balanço de atendimento aos moradores do território Barreiro 1. Os representantes dos bairros Alta Tensão Primeira e Segunda Seção, Bernadete, São João, Pilar, Bairro das Indústrias I, Bairro Novo das Indústrias, Bonsucesso, Conjunto Bonsucesso, Milionários, Olhos D’água (parte), Pilar, São João, Vila Copasa, Vila Nova dos Milionários, Vila Olhos d’água e Vila Pilar, se reuniram na Escola Municipal Pedro Aleixo (Av Menelick de Carvalho, 255).

O público formado por cerca de 200 pessoas ouviu atento o balanço geral dos encaminhamentos dados a todas as demandas que a comunidade apresentou por meio do Planejamento Participativo Regionalizado (PPR). Lançado em 2011, o PPR reuniu propostas de curto, médio e longo prazo, a partir de debates que envolveram lideranças, representantes da sociedade civil e população em geral.

O território apresentou 56 propostas, sobretudo relacionadas à área de saúde. Dentre outras melhorias detalhadas na apresentação, o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, destacou a construção do Hospital Metropolitano, no bairro Milionários e a implantação do Centro de Saúde Bonsucesso em uma sede nova, mais ampla e adequada ao atendimento.

A instalação de sete câmeras do Programa Olho Vivo, distribuídas nos bairros Milionários, Bonsucesso, Bairro das Indústrias I, Conjunto Bom Sucesso e Novo das Indústrias e as obras de saneamento, tratamento de fundo de vale e reassentamento de famílias moradoras de áreas com risco de inundações, promovidas por meio do Programa Drenurbs, além da construção da Bacia de Detenção de cheias na Bacia Bonsucesso, são outros destaques dentre as obras implementadas no território.

Após detalhar os encaminhamentos dados às propostas da comunidade e responder às dúvidas apresentadas pelos participantes, juntamente com os secretários e a equipe da Regional, Valadão reiterou a disponibilidade da Prefeitura em manter o diálogo. “Pedimos que vocês continuem mandando propostas para a cidade”, frisou, ao indicar o e-mail participe@pbh.gov.br como mais uma porta permanentemente aberta ao cidadão.

Diálogo é marca do PPR

“Um encontro que vai além da prestação de contas, na medida em que possibilita que o cidadão questione”, essa definição da reunião do Expresso PPR foi dada por um dos representantes da Prefeitura de Salvador, Luiz Galvão, que veio à cidade especialmente para conhecer os processos participativos mantidos pela Prefeitura. “Belo Horizonte é para nós um dos maiores exemplos de democracia participativa do Brasil”, completou.

A opinião também é compartilhada por quem é de casa: “A reunião foi muito produtiva, principalmente porque abriu para perguntas e todas elas foram respondidas. Avaliei isso como muito positivo, mesmo que nem sempre elas correspondessem ao que gostaríamos de ouvir”, avaliou Elisabete Cruz, do Bairro das Indústrias. Embora ainda não esteja tudo implementado, já que foram feitas propostas a serem implantadas tanto a curto, quanto médio e longo prazos, o comprometimento da Prefeitura na implementação das propostas também foi reconhecido. “Como relator do território na primeira etapa do PPR, percebi que cerca de 80% das demandas que nós encaminhamos foram implementadas”, observou o membro da Associação de Moradores do Bairro Milionários, José Márcio.

Territórios

Para facilitar o planejamento e avaliação das ações, a região do Barreiro foi dividida em cinco territórios. Os territórios B2 e B3 receberam esse balanço do andamento das ações propostas em outubro e dezembro, respectivamente. O próximo a receber a prestação de contas será o território B5, composto por bairros do entrono do Vale do Jatobá. A reunião está programada para o dia 17 de março, no Complexo Esportivo Vale do Jatobá. Por fim, a apresentação sobre o território B4 será no dia 19 de abril, na Escola Municipal Professora Isaura Santos.

Estamos em guerra

Durante o encontro também foram dados alertas sobre a importância de todos participarem do combate ao mosquito Aedes Aegypti. “Todos os esforços, todas as ações são fundamentais. é com pequenas ações que vamos obter sucesso nessa luta”, frisou a secretária adjunta de saúde, Marília de Azevedo.

 

| Voltar