Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=meioambiente&tax=43437&lang=pt_BR&pg=5700&taxp=0&

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

.


   
 
  PRINCIPAL / SALA DE NOTICIAS
 
 
 
Prefeitura revitaliza área no Flávio de Oliveira
Publicado em 16/02/2016 13:48:21



Um mutirão reuniu as equipes de limpeza urbana, manutenção e fiscalização na revitalização do entorno da Unidade de Recolhimento de Pequenos Volumes (URPV) Flávio de Oliveira (Rua Itapetininga, 2, Conjunto Flávio de Oliveira).

As URPVs foram criadas com o intuito de possibilitar a destinação correta de resíduos como entulho, restos de poda e terra e móveis velhos. No entanto, há sempre quem queira jogar tipos de resíduos ou volumes maiores que o permitido, bem como fazer o descarte fora do horário de funcionamento da unidade. Diante disso, apesar de constantes trabalhos educativos e da atuação da equipe de fiscalização, o entorno da URPV Flávio de Oliveira estava sendo utilizado como depósito irregular de lixo.

Para incentivar que a população ocupe o espaço e o utilize como um ambiente de lazer, a revitalização do local incluiu a instalação de bancos e plantio de árvores. A fim de evitar que o lixo continue a ser depositado de forma irregular do lado de fora da URPV, vasos de plantas e pneus foram utilizados como barreiras para limitar o acesso de veículos.

O presidente da associação de moradores do bairro, Waldir do Carmo, garante que já havia orientado os vizinhos quanto à destinação do lixo. Ele confirma que geralmente o lixo é jogado durante a noite, após as 17h30, quando a URPV já está fechada. “Isso também acontece aos domingos”, denuncia.

Fiscalização

Após a limpeza do local, guardas municipais e fiscais da prefeitura intensificaram a vigilância diurna e noturna, para que ninguém jogasse lixo ou outro resíduo no local. “Quem mora em frente à rotatória descia dos prédios, elogiava e comemorava”, conta o fiscal Francisco Alexandre de Brito.

Confraternização

Os carroceiros também estiveram presentes durante mutirão de limpeza da rotatória. Eles que costumam fazer o serviço de carga e descarga dos materiais nas URPVs se reuniram na sede da Associação de Moradores do Conjunto Flávio de Oliveira para conversar sobre o serviço prestado por eles.

A conversa, conduzida por Nicolas Silva, um dos membros da associação de moradores, e por Carlos Alexandre Fernandes, Gerente de Limpeza Urbana da Regional Barreiro, levantou questões para melhoria do trabalho dos carroceiros.

Sebastião Alves de Lima, uma das lideranças dos carroceiros na região do Barreiro destacou a importância do serviço deles, já que contribuem para a destinação correta do lixo que poderia ficar sem destinação, acumular água e possibilitar a procriação do mosquito da dengue.

Carlos reconhece esse papel e destaca a importância da parceria dos carroceiros. “Eles são grandes parceiros da limpeza urbana”, afirma ressaltando a organização desses trabalhadores, Carlos ainda completou: “Eles fazem cursos para cuidar dos animais e utilizar corretamente a carroça”

Funcionamento

A entrega de materiais na URPV é totalmente gratuita. Confira os endereços das unidades:

Átila de Paiva - Av. do Canal, 68, Conj. Átila de Paiva, Barreiro - Esquina com Rua Apolo 8 - (31) 3277-1537.Horário de funcionamento: 8h às 17:30h, de segunda a sábado.
Flávio de Oliveira - Rua Itapetininga, 2, Conj. Flávio de Oliveira, Barreiro - Próximo à Rua Flamengo - (31) 3277-1535. Horário de funcionamento: 8h às 17:30h, de segunda a sábado.
Jatobá - Av. Agenor Nonato de Souza, 710, Jatobá - Próximo à Rua Francisco Martins Marques (31) 3277-9378. Horário de funcionamento: 8h às 17h, de segunda a sábado.
Lindeia - Rua Antônio de Souza Gomes, 110, Barreiro - Esquina com Rua Sebastião dos Santos - (31) 3277-5942. Horário de funcionamento: 8h às 17:30h, de segunda a sábado.
Milionários - Rua Dona Luiza, 865, Milionários - Entre Rua dos Cruzeirenses e Fernandes de Moura, próximo à E.E. Dr. José Patrocínio da Silva Pontes - (31) 3277-5886. Horário de funcionamento: 8h às 17:30h, de segunda a sábado.
Túnel de Ibirité - Rua Marly Passos, 10, Conj. Túnel de Ibirité, Barreiro - Esquina com Rua Sabino José Ferreira - (31) 3277-1536. Horário de funcionamento: 8h às 17:30h, de segunda a sábado.


Normas de funcionamento de uma URPV
:

- Veículos leves podem realizar uma descarga por gerador/dia;
- Os resíduos devem ser descarregados pelo transportador, por tipo de material, nos locais indicados pelo operador;


O que é recebido em uma URPV
:

- Entulho (tijolo, telha, concreto, azulejo etc);
- Terra limpa;
- Podas;
- Pneus (2 por gerador);
- Madeiras;
- Metais;
- Objetos volumosos (móveis, por exemplo).

O que não é recebido em uma URPV:

- Restos de alimentos;
- Lixo doméstico;
- Animais mortos;
- Resíduos líquidos e pastosos (óleo, lama, ácidos, graxas etc);
- Resíduos de estabelecimentos de saúde e farmácias;
- Resíduos de pequenas fábricas;
- Carcaças e partes de veículos;
- Eletrodomésticos.

Como contratar um carroceiro:

Ligue para a URPV mais próxima de sua casa e peça o telefone de um carroceiro que trabalhe na região. O valor do trabalho é combinado diretamente com o carroceiro.

| Voltar