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PBH assume a iluminação pública há um ano com saldo positivo
Publicado em 18/01/2016 10:04:25

Há um ano a Prefeitura assumiu os ativos de iluminação pública do município, em cumprimento da resolução 479/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O Município de Belo Horizonte se preparou e determinou a Superintendência de Desenvolvimento da Capital - SUDECAP para prestar mais esse serviço ao cidadão. O balaço nesses primeiros 12 meses foi bastante positivo: mais de 100.000 pontos de luz foram restabelecidos em toda a cidade, por meio da organização de uma força-tarefa junto à empresa contratada.

O sistema de iluminação pública de Belo Horizonte é composto por mais de 179.000 luminárias distribuídas em todo o território, e a Sudecap é o atual órgão responsável pela manutenção e por realizar projetos de iluminação e obras de melhorias, visando a eficientização, modernização e extensões da iluminação pública. Dessa forma, os cidadãos de Belo Horizonte poderão solicitar diretamente à Prefeitura Municipal os seguintes serviços:

a) Manutenção da iluminação pública, que tem como objetivo a troca de lâmpadas queimadas ou apagadas durante a noite; correção de falhas que causem lâmpadas acesas durante o dia, piscando ou cintilando; substituição de luminárias quebradas, danificadas, com tampas abertas, tampas embaçadas ou sujas; substituição de braços das luminárias que estejam danificados, tortos, pendurados ou quebrados;

b) Melhorias na iluminação pública quando ela já existir, mas não estiver satisfatória;

c) Ampliação da iluminação pública onde ela não existir, como por exemplo: instalação de novas luminárias em esquinas, ou em trechos de rua que estejam mal atendidos, instalação de novas luminárias em praças, academias a céu aberto, etc.
O cidadão deve utilizar qualquer um dos canais de atendimento disponibilizados pela Prefeitura para solicitar os serviços de manutenção, serviços de melhoria e/ou ampliação da iluminação pública. Pelos canais de atendimento, o munícipe receberá um número de protocolo para acompanhar no site da Prefeitura o andamento dos serviços solicitados.

1) pelo Portal da PBH na internet (SACWeb);
2) pelo telefone 156;
3) presencialmente no BH- RESOLVE;
4) presencialmente nas sedes das regionais.

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