Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=meioambiente&tax=43437&lang=pt_BR&pg=5700&taxp=0&

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

.


   
 
  PRINCIPAL / SALA DE NOTICIAS
 
 
 
Fundação Zoo-Botânica de BH lança o “Jogo do lobo-guará”
Publicado em 05/01/2016 08:41:10



Para encerrar as atividades realizadas no ano do lobo-guará, lançado pela Sociedade de Zoológicos e Aquários Brasileiros juntamente com o Programa para a Conservação do Lobo-Guará, a Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, em parceria com a empresa JR Áudio Techonology, lançou em dezembro um aplicativo educativo que apresenta o animal, seus hábitos e suas ameaças por meio de um jogo para smartphone.

Com ele, os frequentadores do Zoológico de BH e os interessados na fauna brasileira vão poder conhecer melhor algumas características e curiosidades do lobo-guará, cujo nome científico, Chrysocyon brachyurus, significa “cachorro-dourado-de-cauda-curta”. “Aqui, no Zoológico, mantemos um indivíduo da espécie, o macho Pluto, então as pessoas vão ter a oportunidade de se informar no jogo e ver de perto o animal”, diz Rízzia Dias Botelho, bióloga e educadora do Serviço de Educação Ambiental da FZB-BH.

Em cada fase do jogo é apresentada uma ameaça que a espécie pode sofrer ao longo de sua vida. Caça, alteração de seu habitat, atropelamento, doença, queimada e outras que podem levar à extinção desses animais. “Acredito que, para contribuir com a conservação, as pessoas precisam conhecer, pois conhecendo se aprende a gostar; gostando se aprende a respeitar e, consequentemente, conservar”, afirma Rízzia.

Para avançar de fase no jogo, o participante, no papel de um lobo, precisa fugir das ameaças e se alimentar, ganhando, assim, mais chances de vida, e tendo a oportunidade de encontrar no final uma companheira. “O jogo vai além de só seguir as regras para avançar. Tem um objetivo maior, apresentar a espécie, as características, perigos enfrentados, alimentação, o papel das instituições e das pessoas na preservação. Esse é seu diferencial”, completa a bióloga.

No jogo, mensagens de conscientização também serão mostradas com o objetivo de buscar maior envolvimento da sociedade, principalmente das crianças, na preservação da espécie. Por ser arredio, evitando se aproximar das pessoas, o lobo-guará acabou ganhando fama de mau. Atualmente, a espécie é considerada vulnerável (VU), segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção (ICMBio, 2014).

O aplicativo do jogo está disponível para Android, podendo ser baixado na Google Play (clique aqui para baixar). Depois de feito o download, é possível utilizá-lo em modo off-line, ou seja, não é necessário estar conectado à internet para jogá-lo.

25 anos Fundação Zoo-Botânica

O lançamento do aplicativo do jogo do lobo-guará também faz parte das comemorações dos 25 anos da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH), a serem completados no dia 5 de junho de 2016, assim como a entrega das obras de reforma da Praça dos Mamíferos Brasileiros, que contempla o recinto do lobo-guará. As intervenções neste recinto incluem reparos, pintura e substituição de tela, proporcionando maior bem-estar para os animais.

Com as comemorações dos 25 Anos, a FZB-BH pretende resgatar sua história, difundir as conquistas do trabalho realizado ao longo desses anos, valorizar a equipe que tem se dedicado à instituição e ressaltar as características dos espaços e atrações para a Cidade e seus turistas.
 

| Voltar