Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=meioambiente&tax=43437&lang=pt_BR&pg=5700&taxp=0&

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

.


   
 
  PRINCIPAL / SALA DE NOTICIAS
 
 
 
Conheça a Rede SUS: Academia da Cidade São José
Publicado em 05/11/2015 10:58:56

Foto Karen Moreira

Um dos mais importantes programas de promoção à saúde e qualidade de vida oferecidos pela Rede SUS-BH acaba de ser ampliado. O Programa Academias da Cidade inaugurou em outubro uma unidade no Bairro São José, na Regional Pampulha.

Instalada no Espaço BH Cidadania (Rua Joaquim José Ribeiro, 50, Manacás), a Academia da Cidade São José já conta com 60 alunos frequentes, divididos em três turmas. As atividades acontecem três vezes na semana, com aulas de 1 hora para cada grupo. As atividades desenvolvem o condicionamento físico geral, por meio de aulas de dança, step, ginástica localizada, caminhada orientada, lutas,  e outros esportes.

A educadora física responsável pela unidade, Cristina Pereira Fernandes, conta que, mesmo com o pouco tempo de funcionamento, já existe demanda para abertura de mais horários. “Na próxima semana deve começar mais uma turma. Essa será especial para idosos e pessoas com condições de saúde especiais, com aulas diferenciadas. Todo dia 1º de cada mês são abertas inscrições para novos alunos”, explica Fernandes.

A aposentada Rosângela Maria Ramos tem 60 anos e uma disposição contagiante. Ela garante que desde quando começou a participar das aulas seu condicionamento físico melhorou bastante. “Antes não tinha muita animação pra fazer as coisas, mas agora tanto meu corpo quanto o meu psicológico estão mais dispostos.” Os resultados foram tão positivos que a família da aposentada se juntou a ela. O seu filho, Júlio Ramos, 30 anos, resolveu acompanhá-la e agora os dois se incentivam em busca de mais qualidade de vida.

As Academias da Cidade trabalham diretamente com a vigilância à saúde, utilizando a prática do exercício físico como ferramenta na busca da melhoria da qualidade de vida da população. Qualquer pessoa, preferencialmente acima de 18 anos, pode participar. As aulas são realizadas de acordo com a necessidade e condição física dos participantes. Atualmente são mais de 24 mil alunos que frequentam regularmente as aulas oferecidas pelas Academias da Cidade e participam de diversas ações e eventos em toda a cidade.

| Voltar