Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=meioambiente&tax=43437&lang=pt_BR&pg=5700&taxp=0&

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

.


   
 
  PRINCIPAL / SALA DE NOTICIAS
 
 
 
Odontolândia incentiva os cuidados com a saúde bucal
Publicado em 22/10/2015 15:09:36

Com a intenção de alertar os moradores da regional Nordeste sobre a importância da atenção à saúde bucal, anualmente é promovida, pela equipe de saúde bucal do Centro de Saúde Marcelo Pontel Gomes, a Odontolândia. Neste ano, o evento aconteceu no dia 17, no Ginásio Poliesportivo Jardim Vitória. Participaram cerca de 70 colaboradores, que pertencem a nove Centros de Saúde da capital, e 300 moradores da região Nordeste da capital.

Foram ofertadas oficinas com o objetivo de instruir os participantes da importância do cuidado com a saúde bucal, e da melhor forma de realizá-lo. Além das oficinas instrutivas, ocorreram várias atividades lúdicas que animaram a criançada que participou do evento. Durante as oficinas foram confeccionados 636 produtos que foram levados para casa pelos participantes.

A dentista do CS Marcelo Pontel, Paula Molina, conta do objetivo do evento: “A Odontolândia é uma troca de conhecimentos e estímulo aos hábitos saudáveis de forma totalmente lúdica. Por meio de oficinas dinâmicas e participativas, as crianças, em especial, são estimuladas ao cuidado com a saúde bucal e alimentação saudável. O cuidado com o meio ambiente também é reforçado já que várias oficinas utilizam material reaproveitado, e outra ainda ensina a plantar”.

Muitas crianças participaram das atividades, e além da diversão houve a conscientização. Kyara Santos, 4 anos, moradora do bairro União conta de como gostou de participar. “A Odontolândia é muito bom porque a gente fica amiga dos dentinhos saudáveis e fica forte para lutar contra a bactéria malvada, e o dentista é nosso amigo, né?”

O evento é realizado anualmente, e sempre é perceptível a mudança de hábito dos participantes. A idealizadora do projeto, Heloiza Figueiredo, fala dos reflexos causados pelo Odontolândia. “Pensada a princípio como estratégia de promoção de saúde com ênfase em saúde bucal, percebemos a cada nova edição do projeto Odontolândia que este projeto vai muito além de nossas expectativas iniciais. Ao final de cada edição do projeto Odontolândia, é possível ter a sensação tátil, concreta, de todos estes pontos: mudanças de hábitos, conhecimento, compartilhamento de saberes, multiplicadores de saúde, intersetorialidade, parceria e equipe”, afirma a técnica em saúde bucal.
 

| Voltar