Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=meioambiente&tax=43437&lang=pt_BR&pg=5700&taxp=0&

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

.


   
 
  PRINCIPAL / SALA DE NOTICIAS
 
 
 
2ª EJA Mostra Venda Nova retrata valorização da cultura africana e indígena
Publicado em 07/10/2015 14:58:00

A Regional Venda Nova, por meio da Gerência Regional de Educação (GERED-VN), realizou, no dia 24 de setembro, na ginásio poliesportivo do SESC Venda Nova (Rua Maria Borboleta, s/n, no Bairro Jardim dos Comerciários), a 2ª EJA Mostra Venda Nova, focada na questão étnico-racial. O evento reuniu em um só espaço toda a produção material e imaterial dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizada ao longo deste ano. A mostra aconteceu durante a noite e contou com a presença de Ibrahima Gaye, Cônsul Honorário do Senegal em Minas Gerais e idealizador do Centro Cultural Casa África. 

No espaço do Ginásio Poliesportivo, onde ocorreu o evento, foi exposto todo o material artístico e artesanal, produzido pelos alunos da EJA durante este ano, a maioria confeccionada com material reciclado, uma variedade de peças ornamentais voltadas para a cultura afro-brasileira. Parte desse material retratou, também, a questão da escassez de água, bem como outras questões ecológicas, no contexto da sustentabilidade.

No início do evento, houve a execução do Hino Nacional Brasileiro e, logo após, as apresentações de danças, música, entre outras manifestações artísticas, todas com o foco na questão étnico raciais, centradas na cultura afro-brasileira, buscando uma leitura crítica do processo da escravidão e da questão indígena no Brasil, considerando a grande contribuição desses povos para a formação da sociedade brasileira. Giovana Antônia Vichiato Lima, Acompanhante Pedagógica do EJA e uma das responsáveis pela organização do evento avalia que a mostra foi um sucesso. “Considero que o evento foi um sucesso, em termos de apresentações artísticas, exposições de trabalhos e visitação. A 2ª Mostra EJA Venda Nova demonstrou o excelente trabalho que é feito na EJA de Venda Nova. Agradecemos todos que participaram direta e indiretamente do evento”, completou. 


Andreia Rosa, aluna da EJA na Escola Municipal Ondina Nobre, encontrou na EJA uma grande oportunidade na vida. “Eu gosto muito da EJA, que representa uma boa oportunidade para nós. Gosto dos professores e dos trabalhos que produzimos com eles. Eu participei de todas as atividades, por isto esta mostra foi tão esperada. Só quero agradecer todas as pessoas responsáveis pela existência da EJA”, resumiu a aluna. 

 

| Voltar