Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=meioambiente&tax=43437&lang=pt_BR&pg=5700&taxp=0&

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

.


   
 
  PRINCIPAL / SALA DE NOTICIAS
 
 
 
Temática étnico racial mobiliza estudantes de Venda Nova
Publicado em 22/09/2015 16:37:01

Aproximadamente três mil estudantes da região de Venda Nova participarão na próxima quinta-feira, 24 de setembro, do 6º Festival das Escolas Integradas. O encontro será realizado de 8h às 12h e de 13h às 16h, no Ginásio Poliesportivo do SESC Venda Nova. O Festival vai reunir estudantes com idade entre 6 e 14/15 anos, representando as 28 escolas de Venda Nova e, ainda os estudantes que são atendidos no Convênio das Instituições Sócio-educativas do Programa Escola Integrada (CISE-PEI) pela ONG Missão Paz.

O Festival tem por objetivo a integração de todas as escolas de Ensino Fundamental que atendem os estudantes no contra turno escolar com atividades diversas, em formato de oficinas de Esporte, Lazer, Artes, Cultura, Acompanhamento Pedagógico, dentre outras, através do PEI. No Festival, os estudantes mostram o que aprendem nessas oficinas. Serão ao todo 29 apresentações artísticas, 15 no turno da manhã e 14 à tarde. Este ano foi proposta uma temática de importância mundial que é a questão da afrodescendência.

Década Internacional de Afrodescendentes

Decretada pela Assembleia Geral, por meio de sua Resolução nº 68/237, de 23 de dezembro de 2013, a Década Internacional de Afrodescendentes, com início em 1º de janeiro de 2015 e fim em 31 de dezembro de 2024, e com o tema: “Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”, Década Internacional de Afrodescendentes tem como principal objetivo promover o respeito, a proteção e a realização de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais de afrodescendentes, como reconhecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos. O 6º Festival das Escolas Integradas será uma oportunidade para reconhecer a contribuição significativa feita pelos afrodescendentes à sociedade brasileira, bem como propor medidas concretas para promover sua inclusão total e combater todas as formas de racismo, discriminação racial, xenofobia e qualquer tipo de intolerância.

No mesmo dia do 6º Festival, será realizado a 2ª EJA Mostra Venda Nova, no turno da noite, também no Ginásio Poliesportivo do SESC Venda Nova. Este será o momento dos estudantes atendidos em 20 escolas da Regional em turmas do noturno e do diurno, através da EJA Juvenil, mostrarem também suas vivências e aprendizagens. Este ano a EJA também tem na Década da Afrodescendência a tematica de sua mostra. São esperados para a Mostra EjaA aproximadamente 800 estudantes.

| Voltar