Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=meioambiente&tax=43437&lang=pt_BR&pg=5700&taxp=0&

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

.


   
 
  PRINCIPAL / SALA DE NOTICIAS
 
 
 
Conheça a Rede SUS-BH: Grupo Mobiliza SUS-BH
Publicado em 28/08/2015 11:12:03

Foto Leila Porto

A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte possui um grupo de trabalho que é o coração pulsante da saúde, mexendo com as emoções e o imaginário de crianças, jovens e adultos de todas as idades. O Mobiliza SUS-BH é o Núcleo de Mobilização Social, que existe desde 2009 e que tem por objetivo a promoção da interação entre o cidadão e o SUS-BH.

“A meta é provocar uma mudança de comportamento na população por meio de ações lúdicas e educativas em relação a prevenção de doenças e promoção à saúde”, define a gerente de Comunicação Social da SMSA, Luciana Melo. Recentemente passou por reformulação em sua estrutura,. Hoje conta com 13 profissionais, entre técnicos em mobilização, administrativo, serviços gerais e coordenação. É essa equipe animada que leva informação e diversão quase que diariamente para os belo-horizontinos.Neste ano, até julho, foram 238 ações de promoção à saúde, por meio de arte e mobilização, apresentações de esquetes, panfletagem, entre tantas outras.

À frente da coordenação do Mobiliza SUS-BH, Michelly Possidônio está desde 2010 na equipe de técnicos mobilizadores. Há quatro meses assumiu a coordenação. Possidônio fala da importância de informar bem cada público proposto. “A nossa missão é expandir o conhecimento sobre a saúde em todos os públicos. Sempre nos esforçamos para entregar um conteúdo o mais compreensível possível. Previamente nos reunimos e decidimos qual será a melhor abordagem para cada apresentação.”

Márcia Moreira, técnica de mobilização, é a integrante mais antiga da equipe, está desde 2009. Ela tem experiência em fazer performances cênicas e canto, durante as apresentações. “Levamos o público a sensibilizar-se sobre diversos temas da saúde. Dessa forma motivamos e somos motivados por eles.”

Nas ações que o Mobiliza faz semanalmente, o principal tema trabalhado é a dengue, com a intenção de formar multiplicadores no combate ao mosquito vetor da doença. Foram contabilizadas 171 atividades, este ano. Essas ações foram pulverizadas em diversos locais da capital, definidos com base no Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa).

O Mobiliza está presente em projetos que cuidam das vidas de crianças e idosos, como o projeto Escola Segura, desenvolvido nas escolas, com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre a importância de adotar um comportamento mais seguro no trânsito, procurando minimizar a ocorrência de acidentes. O projeto é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (SMED) e a BHTrans.

Há também o Projeto Vida no Trânsito - Um Minuto Pode Valer Uma Vida – cujo objetivo principal é reduzir o número de acidentes graves e fatais decorrentes de acidentes de trânsito com idosos. Para realização das aulas, a equipe tem o apoio da coordenação das Academias da Cidade.

As novidades ficam por conta de um pacote de novas ações, como o projeto que está sendo formulado junto a creches intitulado “Sua escola, seu bairro e seu quarteirão”, que é um apanhado do trabalho realizado com as escolas por meio de tarefas como “Contação de estórias”, “Tabuleiro da saúde”, e vídeo da dengue. Um material será apresentado no final do projeto. Além de um musical intitulado de “Metrô Music”, que será apresentado esta semana no metrô da capital.

Outra boa notícia é a mudança para a nova sede, que fica localizada na Rua Formiga, 114 /3º andar, Bairro Lagoinha, região Noroeste da capital. O local possui salas amplas, inclusive com sala de ensaio, cinco salas para os técnicos com mesas de reunião, recepção, almoxarifado, cozinha, banheiros e garagem.

O contato telefônico do Mobiliza também mudou, agora é possível agendar uma apresentação ou palestra “Empresa sem dengue” no telefone (31) 3246-7534.
 

| Voltar