Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=meioambiente&tax=43437&lang=pt_BR&pg=5700&taxp=0&

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

.


   
 
  PRINCIPAL / SALA DE NOTICIAS
 
 
 
Centro de Saúde Cafezal comemora 20 anos
Publicado em 08/06/2015 15:08:26

O Centro de Saúde Cafezal, localizado na regional Centro-Sul, completou 20 anos de existência em sede própria no dia 29 de maio. E para compartilhar com a comunidade todas as conquistas ao longo desses anos e registrar a passagem da data, a equipe da unidade promoveu uma série de atividades abertas ao público. O evento aconteceu na Praça de Esportes da Vila Santana do Cafezal, ao lado do centro de saúde, no Aglomerado da Serra.


“Comemorar mais um ano do Centro de Saúde Cafezal é muito bom. Nós sempre fazemos o melhor possível para atender a grande demanda de atendimento à comunidade aqui na unidade”, diz a gerente Bernadete Maria Miranda, que trabalha há 16 anos no centro de saúde.


Quem esteve no CS Cafezal pôde participar da aula de ginástica terapêutica Lian Gong, desenvolvida especialmente para prevenir e tratar dores crônicas no corpo. Integrantes do Projeto Itamar (Organização Não Governamental que atua no Aglomerado da Serra) fizeram uma bela demonstração de Taekwondo.


A comemoração também contou com alunos do projeto Criança Esperança, com um show de danças urbanas. O animador cultural Leone se apresentou como Spectro Bione, um robô reciclado realizando diversas performances para o público.

História marcada pela mobilização da comunidade

O CS Cafezal foi criado a partir de reivindicações e mobilização da população do Aglomerado da Serra, na década de 1980. A unidade de saúde teve início como um pequeno posto de atendimento, em anexo ao prédio da igreja católica local. No dia 29 de maio de 1995, foi inaugurada a sua sede própria, onde funciona até hoje, em benefício dos moradores da região.


O líder comunitário da Vila Cafezal no Aglomerado da Serra, Nadir Rodrigues de Queiroz, 66 anos, ressalta o impacto do centro de saúde na comunidade. “A concentração aqui é enorme, é muito trabalho para as quatro equipes do centro de saúde. Apesar da grande demanda, o atendimento está cada dia melhor”.


Atualmente são 70 funcionários atendendo a uma média de 200 pessoas diariamente. Apenas em 2014, a unidade atendeu a cerca de 19 mil pacientes em consultas médicas e 11,4 mil em consultas de enfermagem.


A unidade conta com quatro equipes de Saúde da Família, médicos das especialidades de ginecologia e pediatria, psicólogo, assistente social, duas equipes de Saúde Bucal, equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), enfermagem de apoio e equipe administrativa. Colaboram com o atendimento duas estudantes de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), uma residente de Enfermagem do Hospital Odilon Behrens e estagiários do curso de Psicologia da Universidade FUMEC.


A comunidade tem acesso, além de consultas médicas e odontológicas, a serviços de vacinação, eletrocardiograma, coleta de material biológico para exames, curativos e tratamento especializado de feridas, dispensação de medicamentos, posto de coleta de leite humano, visitas domiciliares a pacientes acamados, agendamento de consultas especializadas e exames complementares. No local também são desenvolvidas atividades de promoção da saúde, como Lian Gong, grupo de caminhada de diabéticos e hipertensos, além de planejamento familiar.

 

| Voltar