Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=meioambiente&tax=43437&lang=pt_BR&pg=5700&taxp=0&

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

.


   
 
  PRINCIPAL / SALA DE NOTICIAS
 
 
 
Fundação Zoo-Botânica divulga Guia de Atividades 2015
Publicado em 17/03/2015 08:53:31



O Departamento de Educação Ambiental e Parque Ecológico da Pampulha da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH) divulga, neste mês de março, o Guia de Visitas e Atividades Educativas 2015. O objetivo é fornecer ao público informações sobre os espaços e as atividades educativas oferecidas pela instituição. O material contém uma breve descrição de cada atividade, os dias e horários, além de fotos que ilustram os principais destaques da Fundação.

“A proposta das atividades é sensibilizar as pessoas para um convívio saudável entre gente, planta e bicho. Além disso, sempre destacamos a importância do trabalho da Fundação na conservação das espécies”, afirma a gerente do Serviço de Educação Ambiental da FZB-BH, Karina Lúcia Pereira.

Os interessados devem acessar o endereço eletrônico da página principal da Prefeitura de Belo Horizonte (http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/) em seguida clicar no link “Portal de Serviços”, depois marcar como opção “Meio Ambiente”, em seguida, escolher o grupo “Zoo-Botânica” e, finalmente, clicar no subgrupo “Educação Ambiental”, que permitirá a escolha dos serviços e atividades.

FIQUE ATENTO! Agende seu horário para as visitas e atividades da FZB-BH. Entre as opções estão: Trilha do Cerrado, Visitas Monitoradas às Estufas e Jardins Temáticos do Jardim Botânico, Oficina de Plantar, Jardim Japonês, Oficina no Espaço Peixes de Água Doce, Roteiros do Parque Ecológico da Pampulha (Kids, Água, Bioma e Memorial).

Conheça alguns destaques da agenda

- Trilha do Cerrado

A Trilha do Cerrado é uma atividade interativa que aborda aspectos importantes da fauna e da flora desse bioma. O objetivo da atividade é oferecer aos alunos e ao público em geral uma oportunidade de convivência com um ambiente natural e discutir o quanto esse bioma está ameaçado pelas ações humanas. A atividade consiste num bate papo inicial sobre as principais características do cerrado e uma caminhada por uma trilha onde se percebe algumas das riquezas e estratégias adaptativas que caracterizam esse ecossistema.

- Estufas e Jardins Temáticos do Jardim Botânico

Neste ano, a visita monitorada às Estufas e Jardins Temáticos do Jardim Botânico está inserida no projeto Flor de quê? Flor pra quê? que pretende chamar a atenção para as florações de cada estação e para a importância da flor na reprodução das plantas. Em cada estação (verão, outono, inverno e primavera) uma espécie será homenageada. As escolhidas para representar cada estação do ano são, respectivamente, a quaresmeira, a paineira rosa, o ipê amarelo e o pequi. Além disso, a visita ao Jardim Botânico ficará diferenciada com uma conversa ao pé da árvore.
 
Clique aqui e acesse o conteúdo
do "Guia de Atividades 2015" da FZB-BH

- Horta em Espaços Alternativos

A atividade tem como objetivo estimular a prática de plantar e cuidar de hortaliças em espaços alternativos e urbanos, sem o emprego de agrotóxicos, e usando materiais recicláveis, tais como pneus, caixotes, garrafas pet, embalagens longa vida, entre outros. A atividade acontece no Parque Ecológico da Pampulha e neste semestre está direcionada somente para o Programa Escola Integrada da Secretaria Municipal de Educação.

- Roteiro Água do Parque Ecológico da Pampulha

A atividade tem como objetivo abordar a importância da água para os seres vivos. É usado como exemplo o que acontece com a bacia hidrográfica da Pampulha. É discutido o problema da poluição, assoreamento e etapas para tratamento da água. Ao final do roteiro são dadas noções de economia e uso sustentável da água.

 

 

| Voltar