Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=meioambiente&tax=43437&lang=pt_BR&pg=5700&taxp=0&

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

.


   
 
  PRINCIPAL / SALA DE NOTICIAS
 
 
 
Bairro Vera Cruz recebe dois novos Pontos Limpos
Publicado em 15/09/2014 19:17:23

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) implantou na primeira quinzena deste mês mais dois pontos limpos no bairro Vera Cruz, na região Leste. O trabalho contou com técnicos de Mobilização Social e Educação para a Limpeza Urbana da autarquia, equipes da Seção de Operação Leste e das gerências regionais de Fiscalização Integrada, de Manutenção Leste e de Limpeza Urbana. O objetivo das ações foi transformar em locais limpos áreas degradadas do bairro, onde havia descarte irregular de resíduos, e promover a conscientização por meio de campanhas educativas.


Fotos: SLU

A primeira intervenção aconteceu na Avenida Belém, entre as ruas Astolfo Dutra e Itamirim. Foi realizada a limpeza geral, a pintura de postes e do meio-fio e a instalação da placa de Ponto Limpo com informações sobre advertências e penalidades para o infrator. Trata-se do terceiro Ponto Limpo da avenida. Na ocasião, houve campanha porta a porta, com distribuição de material informativo, sensibilizando a comunidade para a importância de obedecer dias e horários da coleta domiciliar e encaminhar outros resíduos, como pneus, restos de obra, poda, madeira e móveis velhos, a uma das Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs), instaladas nas nove regiões da capital, com destaque para as das avenidas Mem de Sá e Andradas, mais próximas da região.


Antes da revitalização: descarte irregular na rua Itamirim, esquina com avenida Jequitinhonha

Segundo o técnico de Mobilização da SLU, Alex Magno Pereira de Vasconcellos, é imprescindível que o cidadão exponha seu lixo devidamente acondicionado, na calçada de sua residência, no máximo uma hora antes de seu recolhimento pelo caminhão compactador. “A intervenção integrada entre comunidade e Prefeitura resultou numa parceria bem-sucedida, porque outros dois lugares já atendidos permaneceram revitalizados e monitorados pelo próprio cidadão”, explica Alex. “A população, ao assumir o espaço, acaba por não permitir o retrocesso, contribuindo para o bem-estar de todos”, avalia.


Após a limpeza, foi implantado o Ponto Limpo


O outro Ponto Limpo foi implementado na rua Jequitinhonha, esquina com rua Itamirim. Havia grande expectativa de sucesso da iniciativa por parte das equipes e da própria comunidade, uma vez que a área era considerada um ponto crítico histórico. “O local chamava a atenção pelo excesso de lixo e foi pauta de matérias jornalísticas há menos de um ano”, conta o técnico. “Um empreendimento imobiliário recém-inaugurado nas proximidades foi fator preponderante para desencadear as ações e oferecer aos novos moradores melhor qualidade de vida.”

Para o superintendente da SLU, Vítor Valverde, ações como essas serão intensificadas em toda a capital, com o constante aperfeiçoamento dos recursos técnicos e do material educativo, sempre tendo a população como parceira. “Precisamos abraçar Belo Horizonte, que é a nossa casa, cuidar bem dela, sermos responsáveis ao descartar o lixo, pois, somente assim, os resultados serão efetivos”, enfatiza.


Contato com a comunidade por meio da distribuição de material informativo
 

| Voltar