Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

.


   
 
  PRINCIPAL / SALA DE NOTICIAS
 
 
 
Comerciantes e funcionários do Shopping Popular Caetés participam de curso de brigadista
Publicado em 15/09/2014 19:00:42

A Regional Centro-Sul, por meio da Gerência de Centros de Comércio Popular (Gercc-CS), promoveu o curso de brigadista para 36 permissionários de boxes e trabalhadores do Shopping Caetés. O treinamento, dividido nos módulos prático e teórico, aconteceu nos dias 8 e 9 de setembro.

A aula teórica foi aplicada no auditório do Shopping Popular Caetés, que fica na avenida Santos Dumont, 443, Centro. Já as atividades práticas ocorreram no Centro de Treinamento Bandeirinhas, em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte. Os alunos tiveram contato com o fogo e passaram por oficinas de primeiros socorros. “O curso é importante, porque prepara os alunos para atuarem de forma preventiva e também dar a primeira resposta em caso de sinistro”, observa o instrutor Ivandro Silva Neves de Almeida.

Na casa de incêndio, os alunos passaram pela experiência de como se comportar em caso de vazamento no botijão de gás e técnicas utilizadas para impedir ocorrências graves. “Quando estamos devidamente treinados os danos podem ser evitados”, pontua o instrutor Marcos Aparecido de Oliveira Cândido ao explicar que “brigadista de incêndio não deve entrar em pânico. Primeiro é manter a calma, pois quanto mais tranquilidade tiver, melhor ele atua”.

Aprendizado

Formado no curso de bombeiro civil, o auxiliar de fiscalização Leandro Pedro Costa considerou o treinamento relevante para aprimorar os seus conhecimentos e, ainda, pelo caráter preventivo, uma vez que o shopping conta com um público fixo de funcionários e permissionários, além de frequentadores do local. “No caso de qualquer sinistro que ocorrer, teremos pessoas preparadas para resolver parcialmente o problema até a chegada do Corpo de Bombeiros”, diz.

A microempreendedora do setor de bijuterias Marisa Corino também aprovou a iniciativa. “Como o próprio instrutor explicou, no caso de uma emergência vamos ser responsáveis por praticamente um quarteirão” declarou. A gerente dos Centros de Comércio Popular, Andréa Lúcia Bernardes Fernandes, completa que o aprendizado vai além da prática de brigadista no shopping. “Todos nós deveríamos fazer o treinamento, pois o aprendizado pode ser aplicado no nosso dia a dia, inclusive em nossa casa. Assim, se preserva a vida e o patrimônio”, conclui.

| Voltar