Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

.


   
 
  PRINCIPAL / SALA DE NOTICIAS
 
 
 
Rodoviária recebe campanha de prevenção e diagnóstico para hepatite
Publicado em 18/07/2014 18:45:42

Entre os dias 21 e 25 de julho, a Coordenação de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) promoverá ações para comemorar o Dia de Combate às Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. As ações serão realizadas das 8h às 16h, no 2° andar do Terminal Rodoviário da capital. A campanha tem como objetivo conscientizar a população e reduzir os casos de hepatite em Belo Horizonte.

Uma equipe fará o diagnóstico para Hepatite B e C, por meio dos testes rápidos, em conjunto com técnicos dos serviços de atenção especializada de HIV/DST/Sífilis e hepatites virais. O teste rápido dura cerca de 30 minutos e os casos positivos serão encaminhados ao serviço especializado, com marcação prévia de consulta. A intenção é atender pelo menos 500 pessoas na próxima semana e também distribuir 21.000 preservativos masculinos na Rodoviária e em seu entorno.

No dia 28 de julho as ações voltam a acontecer durante o dia no mesmo local, com a presença do grupo de mobilização da SMSA, o Mobiliza SUS-BH, de 9h às 12 h. Personagens caracterizados irão abordar o público, e informar a todos sobre a importância do uso do preservativo, prevenção, vacinação, diagnóstico e tratamento. Também serão distribuídos folders e preservativos.

No período de 28 de julho a 1 de agosto, a vacinação contra hepatite nos centros de saúde será intensificada. Os testes rápidos para diagnóstico de Hepatite B e C, Sífilis e HIV na capital estarão disponíveis para a população em três endereços:

  • Centro de Treinamento e Referência/ Doenças Infectoparasitárias (CTR/DIP) Orestes Diniz: Avenida Álvaro Celso, 241 - Santa Efigênia
  • Centro de Testagem e Aconselhamento/ Serviço de Atendimento Especializado (CTA): Rua Joaquim Felício, 141 - Sagrada Família
  • Unidade de Referência Secundária (URS): Rua Paraíba, 890 – Funcionários

Até junho de 2014, foram notificados 101 casos de hepatite no município, de acordo com a Gerência de Epidemiologia e Informação da SMSA. Em 2013 foram registrados 174 casos e em 2012 houve 101 notificações da doença.

Confira na tabela abaixo os endereços dos centros de saúde da região Centro-Sul e os horários de funcionamento das salas de vacina.

| Voltar