Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=meioambiente&tax=43437&lang=pt_BR&pg=5700&taxp=0&

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

.


   
 
  PRINCIPAL / SALA DE NOTICIAS
 
 
 
Parque Jacques Cousteau recebe mil novas mudas de árvores
Publicado em 25/11/2013 15:23:14

Com o objetivo de reflorestar duas clareiras da mata que compõem a significativa cobertura vegetal do Parque Jacques Cousteau, localizado no bairro Betânia, a Gerência Regional de Jardins e Áreas Verdes – Oeste (GERJAVO-O) realizou no mês de outubro o plantio de mil mudas fornecidas pela Fundação Zoobotânica, que foram distribuídas em dois terrenos diferentes do parque, totalizando 5.000 m².


Elaborado a partir do programa “BH + Verde”, ação responsável pelo plantio de 54 mil árvores em toda a capital, o projeto utilizou 58 espécies de árvores nativas dentro do parque, possibilitando dessa forma que, por meio do revestimento do solo não ocorra no futuro, risco de erosão do terreno. A ação também contribui para o aumento da biodiversidade local, beneficiando a avifauna e pequenos animais.


Segundo a bióloga e paisagista Edanise Maria Benvindo, o bom cultivo do bosque, além de promover a beleza do parque, também traz benefícios à saúde das pessoas que moram próximo ao Jacques Cousteau. “Durante o processo de transpiração das árvores as partículas de água se aderem aos poluentes, isso está ligado diretamente à qualidade de vida da população, pois, esse processo ajuda na diminuição dos poluentes”, afirma.


Além das áreas verdes e suas trilhas ecológicas, o Parque Jacques Custeou também oferece brinquedos, áreas de convivência, espaços de contemplação para leitura e descanso, sempre proporcionando aos frequentadores a oportunidade de estar em contato direto com a natureza.


Maratona pelo meio ambiente


O projeto “BH + Verde” iniciado em 2011 começou no mês de outubro as operações do seu terceiro e último módulo, com o objetivo de plantar até março do ano que vem as últimas 19 mil mudas, no decorrer do período de chuvas na cidade.
Todo o processo do plantio está sendo monitorado pela Prefeitura que, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e das nove Gerências Regionais de Jardins e Áreas Verdes (Gerjavs), define a espécie e o local adequado a ser plantado, além de enumerar os exemplares por área. Mais de 33 mil mudas já foram plantadas em toda a cidade, nas operações dos dois primeiros módulos do projeto, durante os períodos chuvosos de 2011/2012 e 2012/2013.
 

| Voltar