Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

.


   
 
  PRINCIPAL / SALA DE NOTICIAS
 
 
 
Opção de lazer no Alípio de Melo, parque ecológico oferece várias atividades em uma região residencial
Publicado em 01/10/2013 19:06:04

Opção de lazer e com diversos espaços para a prática esportiva, o Parque Ecológico Vencesli Firmino da Silva, localizado na rua Agrônomos, 285, no bairro Alípio de Melo, na região da Pampulha, atende bem toda a comunidade da região. Fundado em 2010, sempre teve como público alvo moradores do próprio bairro e também de vizinhos como Castelo e Vila São José. De acordo com o diretor de Parques da Área Norte, Rubens Soalheiro, lugares como esses contribuem para a melhoria da qualidade de vida na cidade. “É um parque, como em outros da cidade, onde os moradores encontram área verde e preservada. As pessoas podem caminhar e praticar atividades físicas em um ambiente de ar puro”, enfatiza. O parque fica aberto de terça a domingo, das 7h às 18h.

O Parque Ecológico Vencesli Firmino da Silva, nome que homenageia o doador da área para a comunidade, tem uma área de mais de 20 mil metros quadrados. O espaço conta com uma pista de caminhada de mais de 250 metros, um campo de futebol de areia, duas quadras poliesportivas, uma quadra de areia, que serve para a prática de peteca e vôlei de praia, uma pista de skate, playground e equipamentos de ginástica, além de mesas de dama e xadrez. Para a babá Keila Luana, é bom contar com um parque com toda essa estrutura. “O espaço é ótimo. As crianças adoram se divertir no local, que tem uma estrutura muito boa, com brinquedos para todos os gostos”, conta. “Estamos buscando a instalação de uma Academia a Céu Aberto para complementar a prática esportiva no parque. Seria mais uma opção de lazer”, adiantou Rubens.

No domingo, dia da semana no qual o parque tem maior movimento, cerca de mil e duzentas pessoas passam pelo local. Lá, podem encontrar árvores de médio porte e extensos gramados, além de algumas espécies como paineira, açoita cavalo, sibipiruna, oiti, palmeira imperial e palmeira licuri. Recentemente, em uma encosta do parque, uma coruja da raça buraqueira fez seu ninho para criar seus quatro filhotes.

 

Projeto Segundo Tempo

Quem também frequenta o Parque Ecológico Vencesli Firmino da Silva são os alunos que participam do projeto Segundo Tempo. Criado em 2003 pelo Governo Federal, mesmo ano no qual a Prefeitura de Belo Horizonte aderiu ao projeto, o Segundo Tempo é desenvolvido pelo Ministério do Esporte e tem a parceria da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e da Secretaria Municipal de Educação. Atualmente o programa atende 76 escolas integradas de Belo Horizonte.

De acordo com a coordenadora de núcleo do projeto Segundo Tempo da Escola Municipal Marlene Pereira Rancante, Daysimar de Moraes, o espaço cedido pelo parque é muito importante para as atividades complementares da escola. “Esse espaço é excelente. A implantação do parque ajudou muito, tanto a comunidade como a escola”, disse. Além disso, Daysimar conta que a turma adora as atividades promovidas fora de sala.

Professor de música da Escola Municipal Marlene Pereira Rancante, Marcos Antônio de Faria considera o parque um local relevante para a complementação das suas aulas. “Esse espaço favorece as práticas esportivas e culturais. É um equipamento muito importante tanto para a comunidade do Alípio de Melo quanto para os professores que trabalham com o programa Escola Integrada. É um espaço que complementa o ambiente acadêmico”, conta. Sabrina Rita, aluna da escola, adora as aulas no parque. “É muito bom ter um pouco das nossas aulas aqui. Além de podermos praticar vários esportes, aprendemos algumas atividades que nem conhecíamos. Isso sem contar o fato de poder sempre fazer novos amigos e divertir bastante”, disse.

O projeto Segundo Tempo atende atualmente 15.100 alunos do Escola Integrada e tem por finalidade democratizar o acesso à prática esportiva, no qual crianças e adolescentes têm a oportunidade de vivenciar diversas modalidade esportistas. A expectativa para o ano que vem é que o Segundo Tempo seja expandido para todas as 172 Escolas Integradas da capital, de acordo com um projeto piloto firmado com o Ministério do Esporte.

 

Serviço

Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 7h às 18 horas.
Endereço: Rua dos Agrônomos, 285, bairro Alípio de Melo.
Informações pelo telefone 3277-8403.
Entrada gratuita.

| Voltar