Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

.


   
 
  PRINCIPAL / SALA DE NOTICIAS
 
 
 
7º Festival de Arte Negra seleciona artistas locais para apresentações
Publicado em 25/09/2013 11:11:25



Estão abertas as inscrições para a 7ª mostra Movimentos Urbanos, que irá selecionar apresentações de diversas linguagens ligadas à arte negra para compor a programação do 7º Festival de Arte Negra (FAN), que acontece entre os dias 22 e 27 de outubro. A intenção desta seleção é incentivar e valorizar a cena artística local. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até segunda, dia 30.

Para se inscrever, os proponentes devem preencher, imprimir e assinar a ficha de inscrição disponível no site www.fanbh.com.br. Em seguida, é necessário entregar a ficha e todos os documentos solicitados pelo regulamento, salvos em mídia digital (CD ou DVD), na sede da Fundação Municipal de Cultura (rua Sapucaí, 571, 4º andar, bairro Floresta) das 10h às 18h. O regulamento completo da seleção está disponível no mesmo site. Podem se inscrever artistas de diversas áreas (músicos, circenses, atores, dançarinos, performers, artistas visuais, poetas e DJs, entre outros), cujos trabalhos se enquadrem nas categorias estabelecidas no regulamento. Serão selecionados entre 24 e 30 propostas e os recursos destinados variam entre R$ 600 e R$ 4.000.

As propostas serão avaliadas por uma Comissão de Seleção, constituída pelo curador do festival e seus coordenadores de áreas, bem como pelo corpo técnico da Fundação Municipal de Cultura que atua no 7º FAN. Os critérios de seleção variam entre adequação da proposta, articulação conceitual, diálogo com outras linguagens artísticas e a qualidade artística. A 7ª Mostra Movimentos Urbanos acontece de 17 a 27 de outubro de 2013, nos centros culturais e demais equipamentos da Fundação Municipal de Cultura (FMC) e no circuito FAN (CentroEquatro, Funarte MG e Iphan-MG).

FAN

O 7º FAN acontece de 22 a 27 de outubro e tem como tema “Um Lugar no Mundo: Afroamérica”. Durante essa semana, o festival ocupa diversos espaços, trazendo uma programação diversificada composta por atrações locais, nacionais e internacionais. Com curadoria de Maurício Tizumba, o FAN 2013 terá exposições, apresentações musicais e cortejos, exibições de cinema e vídeo, espetáculos cênicos, literatura, moda e oficinas de artes.

O Festival de Arte Negra foi criado em Belo Horizonte, em 1995, integrando as celebrações do tricentenário da morte de Zumbi dos Palmares. A segunda edição, em 2003, conferiu-lhe caráter permanente, com periodicidade bienal. Da mesma forma, reforçou sua contribuição enquanto difusor da arte negra e sua importância para a compreensão da origem e da inserção das diversas vertentes da cultura de matriz africana. O FAN é o maior evento nacional dedicado à arte e à cultura negra fora do continente africano.

Fonte: Portal PBH

| Voltar