PRINCIPAL / SALA DE NOTICIAS
 
 
 
Escola municipal da região Oeste é atendida pelo programa Superar
Publicado em 19/08/2013 09:14:47



A Escola Municipal Frei Leopoldo, localizada na região Oeste vem sendo atendida pelo Programa Superar, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Uma equipe de profissionais qualificados acompanham os alunos durante as atividades físicas e propõem diversas formas de trabalhar a inclusão social.

As principais atividades oferecidas para os alunos são atletismo, patinação, dança, esportes de quadra, judô, natação. A fim de garantir um melhor atendimento e menos desgaste dos alunos, as atividades são organizadas em dias diferenciados.

De acordo com a Coordenadora de Turno, Carla Patrícia, a intenção de separar os grupos visa tornar o trabalho mais específico e produtivo. “Depois que houve a separação, as melhorias começaram a acontecer mais rápido, principalmente dentro do grupo com maior comprometimento, pois eles passaram a ter mais tempo para se recuperar das atividades, com isso temos alcançado bons resultado”, salientou.

Para a dona de casa Josélia Azevedo, a evolução da sua filha Bianca, 10, que nasceu com paralisia cerebral, são fáceis de perceber. Ela conta que, desde que Bianca começou a participar do projeto em 2011, as atividades dentro de casa se tornaram mais fáceis. “A postura dela melhorou muito, antes ela não conseguia abrir a mão, agora ela consegue pegar as coisas com menos dificuldade, principalmente depois que começou a praticar natação”, afirma.

Dentro da escola os professores também percebem as grandes mudanças em decorrência das atividades desenvolvidas, principalmente no âmbito social. Segundo o Coordenador Geral e Professor de Educação Física Eduardo Nascimento, além da coordenação motora, o comportamento e a atitude dos alunos são aprimoradas a cada dia.

A Escola Municipal de Ensino Especial Frei Leopoldo disponibiliza o Programa Superar não somente para os alunos, mas para toda a comunidade e para pessoas que moram em outras regiões, sendo que o único critério para fazer parte do programa é estar matriculado na Rede Municipal de Ensino.

Programa Superar completa vinte anos


Prestes a completar vinte anos de implantação, O Programa Superar é coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e conta com a colaboração das Secretarias Municipais de Saúde, Direitos de Cidadania, Assistência Social e da Fundação Municipal de Cultura, além de associações esportivas e escolas especiais. O Superar se dedica à inclusão das pessoas portadoras de deficiência (PPD) em programas e eventos de esporte e lazer. Os técnicos do programa assessoram e capacitam profissionais de escolas e outras entidades que atendem aos portadores de deficiência em Belo Horizonte.

Desde o ano passado, o Programa Superar oferece também atendimento direto e permanente à sua clientela no Centro de Referência Esportiva para a Pessoa Portadora de Deficiência (CRE-PPD), localizado na av. Nossa Senhora de Fátima, 2283, bairro Carlos Prates. O CRE-PPD dispõe de uma quadra poliesportiva aberta, ma piscina semi-olímpica aquecida, uma piscina infantil, um amplo salão, banheiros, vestiários, cozinha, despensa e ambulatório médico. Todo esse espaço foi adaptado para facilitar o acesso dos portadores de deficiência, com rampas e elevador especial para pessoas com grave comprometimento motor.

Atualmente, o CRE-PPD oferece aos seus 400 alunos, além de assistência médica, as modalidades esportivas, como natação, futsal, basquetebol, patinação, judô, tênis de mesa, bocha paraolímpica, rugby em cadeira de rodas, goal ball, hidroginástica e dança.

| Voltar