Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

.


   
 
  PRINCIPAL / SALA DE NOTICIAS
 
 
 
Espaço BH Cidadania CRAS Confisco oferece Dia da Cidadania
Publicado em 03/07/2013 15:51:34

A comunidade que mora no bairro Confisco, região da Pampulha, teve uma manhã diferenciada no dia 22/06: várias atividades de lazer para o público de todas as idades foram aliadas à arte, educação, saúde e cidadania. Foi o Dia de Lazer e Cidadania promovido pelo Espaço BH Cidadania CRAS Confisco, à Rua K, 445, no Confisco, que reuniu aproximadamente, 300 participantes.

O evento, realizado em parceria com o Sesc Minas e a empresa Mascarenhas Barbosa Roscoe S/A, contou com a participação de diversos setores da Secretaria Regional Pampulha como a Academia da Cidade, Centro de Saúde Confisco, Centro de Apoio Comunitário (CAC) São Francisco e as gerências de Zoonoses e Bolsa Família na Pampulha. As atividades foram programadas para atender o público da mais variada faixa etária: crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos puderam escolher a melhor forma para se divertir, se informar e aprender sobre saúde e cidadania.

As crianças se divertiram na Casa do Brincar, no pula-pula e com as oficinas de pintura facial, bijuterias e cartão. Aprenderam como manter a saúde bucal e se prevenir contra as cáries com o vídeo educativo apresentado pela equipe de Saúde Bucal do Centro de Saúde Confisco, que distribuiu um kit de higiene composto por escova, creme e fio dental. O público se divertiu com a esquete teatral “A importância do Meio Ambiente” da Cia. Gêneses, que provocou muitas risadas e descontração, enquanto um personagem desengonçado falava sobre a importância da preservação da água e o respeito ao meio ambiente.

Alunos do curso de cabeleireiros do CAC São Francisco efetuaram cortes de cabelo gratuitos, beneficiando cerca de 30 pessoas. Os participantes puderam se exercitar com um aulão de ginástica conduzido pelos monitores da Academia da Cidade, além de medir o Índice de Massa Corporal (IMC). Houve ainda uma exposição de trabalhos artesanais realizada pelos usuários participantes dos grupos “De mãos dadas com a convivência” e de terceira idade do CRAS Confisco.

Informação e cidadania


O público pode também se informar nos estandes organizados para orientar e divulgar serviços. A equipe de Zoonoses do Centro de Saúde Confisco trouxe informações importantes sobre como evitar a proliferação de roedores e escorpiões, dengue, leishmaniose, entre outros. A equipe do Programa Bolsa Família na Pampulha orientou os usuários sobre este benefício, tendo a oportunidade, inclusive, de verificar sua situação no sistema. Além disso, a estagiária do Juizado de Conciliação divulgou o posto de atendimento que funciona no Espaço BH Cidadania/ CRAS Confisco.
Coordenadora do Espaço BH Cidadania/ CRAS Confisco, Ana Cristiana Cardoso, ressaltou o resultado positivo da ação: “Acreditamos que atingimos nosso objetivo ao proporcionar às famílias do território lazer e acesso a serviços através de uma ação intersetorial e de parceria. Nossa ação contribuiu para o fortalecimento dos vínculos de convivência comunitário que é um dos objetivos do CRAS”, disse.
 

| Voltar