Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

.


   
 
  PRINCIPAL / SALA DE NOTICIAS
 
 
 
BH apresenta plano de mobilidade para receber jogos da Copa das Confederações
Publicado em 12/06/2013 19:39:19



Belo Horizonte está preparada para receber grandes nomes do futebol mundial na Copa das Confederações, considerada o evento teste para o Mundial de 2014, e que será realizada entre os dias 15 e 30 deste mês. Ontem foi apresentado, em um evento na Prefeitura de Belo Horizonte, no Centro, o Plano de Mobilidade para a cidade no período em que o Mineirão irá se transformar em um palco do futebol mundial. Até o final do campeonato, no dia 30, uma série de diretrizes da Fifa será cumprida nas seis cidades-sede do torneio. Em Belo Horizonte, o plano foi estruturado para atender o torcedor, mas com foco também na população em geral, que precisa manter sua rotina. As partidas no Mineirão acontecerão sempre às 16h, nos dias 17 (segunda, entre Taiti e Nigéria), 22 (sábado, com México e Japão) e 26 (quarta, quando será realizada uma das semifinais do torneio).

A implantação da Área de Segurança, com restrição de circulação no entorno do Mineirão, incluindo o campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é uma das exigências da Fifa. Entre as diretrizes, está a que estabelece restrição de estacionamento em ruas e avenidas ao redor do estádio na véspera das partidas. Cinco horas antes do início dos jogos, começam a funcionar os dez Postos de Verificação Veicular (PVVs), por onde passarão apenas veículos credenciados pela Fifa. O controle será feito dentro dos padrões de segurança mundiais. Moradores e comerciantes também serão devidamente cadastrados e terão livre acesso às garagens de casas e estabelecimentos, em tempo integral, desde que não estacionem os carros nas ruas. Todas as ações de sinalização e identificação dos locais onde haverá restrição de circulação e estacionamento serão executadas pela BHTrans. Conforme diretriz da Fifa, o estacionamento do Mineirão não será aberto ao público. Na orla da Lagoa da Pampulha, entre Igreja São Francisco de Assis e a avenida Santa Rosa, o estacionamento fica proibido, nos dois sentidos, quando houver partidas. Para os espectadores com deficiência física, a Fifa disponibilizará 120 vagas de estacionamento dentro da área de acesso restrito, na esquina das avenidas Carlos Luz e Coronel Oscar Paschoal, a aproximadamente 200 metros de distância da entrada Sul do Mineirão. Somente poderão usar essas vagas os torcedores que manifestaram essa necessidade quando compraram seus ingressos.

Oferta gratuita de transporte

Um dos destaques do Plano de Mobilidade em Belo Horizonte é a oferta gratuita de transporte aos torcedores portadores do ingresso da partida. Os coletivos, do modelo convencional, sairão, entre 12h e 15h, de cinco Terminais Copa na capital (Minas Shopping, Praça Floriano Peixoto, Centro, Savassi e Barreiro). O Aeroporto de Confins também contará com o serviço gratuito. Os ônibus que vão sair do Centro ficarão entre as ruas Tupis e Tamoios. Os da Savassi, na rua Paraíba, entre avenida Getúlio Vargas e rua Antônio de Albuquerque. No caso do Barreiro, da Estação BHBus.

Ao todo, 300 veículos estarão disponíveis para os torcedores. Linhas que sairão da Savassi e Barreiro irão passar pela avenida Carlos Luz (Catalão). As demais linhas seguirão pela busway da avenida Antônio Carlos. “Além das linhas convencionais que atendem a região do Mineirão, teremos o serviço especial, que é um modelo expresso”, detalhou o presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar. Ao longo do trajeto até o Mineirão não haverá paradas, o que garantirá agilidade nas viagens. Ramon destacou a importância da parceria entre Prefeitura de Belo Horizonte e o Governo do Estado na definição das diretrizes. “Foi um trabalho de muita integração”, comentou.

No entorno do Mineirão, os terminais de desembarque dos ônibus especiais funcionarão próximo à portaria 3 da UFMG e na avenida Coronel José Dias Bicalho. Os ônibus que sairão do Aeroporto de Confins passarão pelas avenidas Pedro I e Antônio Carlos até a portaria 1 da UFMG. A distância de caminhada do ponto de desembarque dos coletivos especiais até a entrada do estádio não passará de 1,5 km. Para os idosos e pessoas com mobilidade reduzida, a BHTrans irá oferecer veículos que farão o transporte dos torcedores, partindo de quatro pontos ao redor do Mineirão até a área de controle da Fifa. Com isso, a distância de caminhada até a entrada do estádio será reduzida a apenas 200 metros.

Além dos terminais especiais, a opção para o torcedor são linhas 2004, 503, 504, 5401, 64, 67, S50, S51, S52, S53 e S54 que passam pela região do Mineirão. Elas sofrerão alteração de itinerário, mas continuam sendo opções para o torcedor. Além delas, todas as linhas que passam pela avenida Antônio Carlos, com pontos próximos à UFMG, podem ser usadas. Elas estarão devidamente identificadas com adesivo alusivo ao estádio Mineirão. Para essas linhas, mesmo com ingresso do jogo, será cobrada a passagem.

Guia de Mobilidade

Uma ampla ação de informação junto a moradores e turistas já está nas ruas com a distribuição de 200 mil exemplares do Guia de Mobilidade, que contém informações sobre como será o acesso ao Mineirão e as alterações que foram feitas no trânsito no entorno do estádio. Material com conteúdo exclusivo para moradores da Pampulha também foi produzido e está sendo entregue nas residências. Toda a frota de ônibus da capital circulará com o “Informativo Copa”, nos moldes do Jornal do Ônibus, com orientações sobre mudanças de itinerários de linhas e reforço nos horários de funcionamento do metrô. Nos coletivos das linhas convencionais que passam na região do Mineirão serão colados adesivos alusivos ao estádio, o que facilitará a identificação para o usuário.

Para organizar a entrada dos torcedores no estádio serão adotadas as rotas de pedestres, que seguirão o mesmo padrão adotado mundialmente pela Fifa. A organização com gradis garante segurança e melhora o fluxo de pedestres no entorno do estádio. No jogo entre Brasil e Chile, realizado em abril passado no Mineirão, as rotas foram adotadas e aprovadas pelo torcedor.

O torcedor ou morador que quiser ter acesso aos mapas e rotas ou obter mais informações sobre o Plano de Mobilidade ao redor do Mineirão poderá acessar o site www.bhtrans.pbh.gov.br. Mais informações também poderão ser obtidas por meio do telefone 156.

Operação para a Praça da Estação

Na Praça da Estação, onde serão exibidos em telões os jogos da Copa das Confederações e onde ocorrerão apresentações musicais entre os dias 15 e 30, também haverá operação de transporte e trânsito. As alterações, previstas para durar das 13h a 0h, serão sinalizadas com faixas de pano para orientar os motoristas e pedestres. Agentes da BHTrans irão monitorar o trânsito na região.

Haverá fechamento da avenida dos Andradas, entre as ruas Caetés e Guaicurus, sentido Região Hospitalar/Complexo da Lagoinha, e também entre as ruas Caetés e Tupinambás, sentido Complexo da Lagoinha/Região Hospitalar. A rua dos Caetés, entre as ruas Bahia e Aarão Reis, também será fechada ao trânsito neste trecho. Na rua dos Guaicurus, entre rua Aarão Reis e avenida dos Andradas, também será impedido o trânsito de carros e ônibus. A operação prevê ainda o fechamento da rua Aarão Reis, do Viaduto da Floresta até a rua dos Tupinambás. Durante a operação, 34 linhas do transporte coletivo terão seus itinerários alterados.
 

| Voltar