Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=meioambiente&tax=43437&lang=pt_BR&pg=5700&taxp=0&

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

.


   
 
  PRINCIPAL / SALA DE NOTICIAS
 
 
 
Trabalhos diversos de novos artistas de BH abrem temporada de exposições no Memorial Minas Gerais Vale
Publicado em 28/05/2013 18:32:01

Com o objetivo de difundir trabalhos de novos artistas contemporâneos, o Memorial Minas Gerais Vale, que fica na Praça da Liberdade, na esquina com a rua Gonçalves Dias, abre quarta-feira, dia 29, sua nova temporada de exposições. O público poderá conferir trabalhos como fotografias, vídeos, pinturas e instalações realizados por seis artistas. O interessante é que, coincidentemente, os profissionais selecionados desenvolvem seus trabalhos na capital, fazendo com que essa temporada seja também um apanhado do que há de mais novo no cenário artístico contemporâneo produzido na cidade. A artista Carolina Cordeiro estreia a temporada, com a exposição “Entre”. Ao todo, quatro mostras estarão em cartaz, com duração média de três meses cada uma.

O trabalho de estreia, de Carolina Cordeiro, ocupa a salas de exposição e vídeo do Memorial, com diversos suportes e mídias como fotografias, videoinstalação e peças com materiais como pedra, vidro e barbante. Carolina conta que para a base de seus projetos a inspiração vem de cenas do próprio cotidiano. “Acontecimentos inesperados podem ser transformadores se você os assimila. A exposição reúne peças que caminham para uma ideia central de desaceleração, contrário ao ritmo que a vida segue hoje. Convido o espectador a fazer uma reflexão mais demorada frente a alguma coisa. Minha tentativa é que ele seja estimulado a ter percepções menos óbvias”, explica.

Essa é a sétima exposição solo feita pela artista belo-horizontina, que formou em 2011 na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e finaliza seu mestrado em Linguagens Visuais na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para este trabalho, alguns dos projetos começaram a ser desenvolvidos em 2010, sendo finalizados neste ano. Todas as instalações e as fotografias da exposição “Entre” são inéditos e pode ser vistos até o dia 31 de agosto.

Próximos trabalhos

Após o trabalho de Carolina, as pinturas e as fotografias de Camilla Otto Diniz e Renata Languardia ocupam o espaço, até o final de outubro. Em seguida, o público poderá conferir as instalações de Ricardo Burgarelli e Luiza Horta, que fica em cartaz até janeiro de 2014. O cronograma de exposições se encerra em abril com as peças de Estadelau dos Passos. A oportunidade é fruto do edital, realizado no ano passado, voltado para artistas residentes no estado de Minas Gerais, com idade inferior a 30 anos.

O Memorial Minas Gerais Vale faz parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade e pode ser visitado nas terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, ás quintas, das 10h às 21h30, e aos domingos, das 10h às 15h30. Toda a programação é gratuita.

Mais informações podem ser obtidas no site www.memorialvale.com.br.

| Voltar