Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

.


   
 
  PRINCIPAL / SALA DE NOTICIAS
 
 
 
PBH entrega viaduto do Boulevard Arrudas e maior fluidez do trânsito já é percebida na região
Publicado em 21/05/2013 17:52:32



Com a liberação do trânsito de veículos no Viaduto do Boulevard Arrudas, construído sobre a linha do metrô, na avenida Tereza Cristina, entre as ruas Espinosa e Paraguaçu, no bairro Carlos Prates, uma das principais obras de mobilidade da capital já atende a população de Belo Horizonte e moradores da Região Metropolitana. O elevado tem extensão de 439 metros, com três faixas de trânsito em cada sentido, totalizando 22,4 metros da largura e área total de 9.834 m². É o viaduto mais alto de Belo Horizonte, com 14 metros de altura do solo até a pista, chegando a 29 metros se a medida for até o ponto mais alto do arco.

O viaduto integra o complexo de intervenções intitulada Boulevard V, que chega à segunda e última etapa das obras, que serão concluídas e entregues até o final de junho. Esta fase compreende as intervenções no trecho que vai da avenida Barbacena, no Barro Preto, até a rua Aquidaban, no Padre Eustáquio, e tem cerca de 1,5 km de extensão. Entre as melhorias estão pistas de rolamento exclusivas para ônibus, mais espaço para os carros, nova rede de drenagem pluvial para evitar enchentes, nova iluminação pública, sinalização e paisagismo. As intervenções desta segunda etapa somam R$ 158,4 milhões do Governo Federal, via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1). O projeto executivo da obra, no valor de R$ 2,4 milhões, foi custeado pela Prefeitura de Belo Horizonte.

Essa nova estrutura faz com que o trânsito de 86 mil veículos que circulam diariamente pela região flua mais rápido. Anteriormente, os veículos circulavam por três faixas em cada sentido e, a partir de agora, ganham mais uma, também em cada um dos sentidos. Essa nova pista de rolamento faz com que cerca de 1.500 veículos transitem pelo local a cada hora nos horários de pico.

De acordo com a BHTrans, esse ganho operacional já foi sentido na parte da manhã de ontem e, além disso, a estrutura também traz melhores condições de segurança no trânsito. Para a liberação do tráfego no viaduto, a empresa responsável pelo trânsito da capital implantou faixas de pano e sinalização para orientar os condutores sobre os novos movimentos e acesso à nova estrutura. O tráfego também foi monitorado pelos agentes da Unidade Integrada de Trânsito, composto por membros da BHTrans, da Polícia Militar e da Guarda Municipal.


 

| Voltar