O Plano Global Específico (PGE) é um instrumento de planejamento que norteia as intervenções de reestruturação urbanística, ambiental e de desenvolvimento social nas vilas, favelas e conjuntos habitacionais populares. Ele consiste em um estudo aprofundado da realidade destas áreas, considerando os aspectos urbanístico, sócio-econômico e a situação jurídica do terreno. O objetivo principal do PGE é apontar os caminhos para a melhoria da qualidade de vida nestes locais e integrá-los ao conjunto da cidade.

 

Uma das vantagens do Plano Global é possibilitar maior eficiência e organização na aplicação dos investimentos para evitar desperdícios. Outra delas é a captação de recursos junto aos organismos financeiros. A partir de projetos do PGE, o município já conquistou considerável volume de recursos para investimento em vilas e aglomerados junto à União e organismos financeiros nacionais e internacionais.

Outro fator relevante é o envolvimento dos moradores nas etapas da elaboração do Plano, que participam na definição e ordem de prioridade das intervenções para melhorar o ambiente onde vivem.

Já foram concluídos 68 Planos beneficiando 97 comunidades, onde vivem em torno de 319 mil pessoas. Também se encontram em elaboração outros cinco planos que abrangem cinco vilas e vão atender cerca de 4.229 moradores.




PLANOS GLOBAIS ESPECÍFICOS

  Nº de PGE
Comunidades População Beneficiada
Concluídos 68 97 319.528 habitantes
Em andamento 05 05 4.229 habitantes
Previstos 01 01 277 habitantes
Total 74 103 324.034 habitantes


Fonte: Supervisão de Planos Globais/URBEL
Atualizado em 25/05/15

 
 
Leia mais:

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=meioambiente&tax=43437&lang=pt_BR&pg=5700&taxp=0&

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar