Início dos trabalhos 1969 - A Superintendência de Desenvolvimento da Capital - Sudecap- foi criada pela lei municipal nº1747, de 9 de dezembro de 1969, na administração do prefeito Luiz de Souza Lima. Como autarquia municipal recebeu a missão de cuidar da reestruturação urbana de Belo Horizonte, através do planejamento e da posterior execução dos seus planos de obras e serviços.
Desde o início de suas atividades passou a interferir na capital mineira através da realização de programas de obras embasados em um planejamento urbano definido.
1983 - Sudecap foi caracterizada como único órgão executor de obras da administração municipal, já que ampliou ainda mais suas atividades, tendo assumido também a área de manutenção viária da cidade.
1990 - A Lei Orgânica do Município de Belo Horizonte ratificou a Sudecap como entidade responsável pela implantação e conservação da infraestrutura viária e do patrimônio municipal, incumbindo-lhe a elaboração de programas gerenciais para as obras do município.

Reforma administrativa 2000 - Com a Lei nº 8146 foi criada a SMEU – Secretaria Municipal de Estrutura Urbana , que veio a assumir as atribuições até então designadas à SUDECAP, permanecendo ligada à SMURBE – Secretaria Municipal de Políticas Urbanas.

2005 - Em 01 de janeiro, através da Lei nº 9.011, a SMEU foi extinta, voltando a SUDECAP a retomar suas atividades dentro de uma nova estrutura organizacional da Administração, estando a partir de então ligada diretamente à SMURBE - Secretaria Municipal de Políticas Urbanas.

Um novo desafio
A SUDECAP atualmente é responsável pela execução dos “Projetos Sustentadores da PBH” em 40 projetos, nas áreas de saneamento ambiental/social, urbanização viária, saúde, educação e equipamentos públicos da Cultura, assistência social que compõem os projetos: Cidade Segura, Prosperidade, Modernidade, Cidade Compartilhada, Integração Metropolitana, Cidade com Todas as Vilas Vivas, Cidade Sustentável, Cidade Saudável, Cidade de todos, Mobilidade.