Salvar

Salvar

 
   
 

Plano Mais Saúde Sempre

A Prefeitura de Belo Horizonte dá um importante passo para elevar a qualidade dos serviços de saúde pública na capital. O plano estrutura, de maneira integrada, ações em várias frentes, sendo as 4 principais: mais qualidade nos centros de saúde;  mais profissionais de saúde; mais UPAs; mais leitos em hospitais. Paralelamente, a Prefeitura de Belo Horizonte intensifica as ações de promoção à saúde e prevenção de doenças. O objetivo é promover a melhoria dos serviços em todos os níveis de assistência.


 


 63 Academias da Cidade distribuídas em BH

As Academias da Cidade oferecem atividades físicas gratuitas a pacientes encaminhados pelas unidades de saúde. Na maioria das vezes, são pessoas que sofrem de diabetes, hipertensão, depressão e outras doenças crônicas. Praticando exercícios sob a orientação de profissionais de Educação Física, os pacientes melhoram extraordinariamente sua condição: 85% dos participantes relatam que não precisam mais usar medicamentos ou reduziram seu uso.

 


 Avanço dos Centros de Saúde

Os centros de saúde formam a rede de atenção básica. São os serviços mais próximos da casa do cidadão e devem ser os primeiros a serem procurados quando as pessoas apresentam algum problema de saúde. Além de construir novos centros de saúde para ampliar a rede, a Prefeitura está transformando antigas unidades em verdadeiras clínicas, com médicos de família, pediatras, ginecologistas, clínicos, dentistas, psiquiatras, psicólogos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.


 


 Programa Saúde da Família: o maior do Brasil

O Programa Saúde da Família beneficia 83% da população de Belo Horizonte, o que faz de BH a cidade com a maior cobertura do programa entre as capitais do país. Em áreas de vulnerabilidade social, a cobertura chega a 100%. Cada equipe do PSF é formada por 1 médico, 1 enfermeiro, 2 auxiliares de enfermagem e de 4 a 6 agentes comunitários de saúde. No último ano as equipes do PSF realizaram quase 5 milhões de visitas domiciliares em BH. 
 




Ampliação das UPAS


As UPAs são Unidades de Pronto Atendimento. São elas que atendem, 24 horas por dia, casos como acidentes domésticos, fraturas e urgências como as cardíacas, intestinais e respiratórias. A Prefeitura de Belo Horizonte está ampliando a rede para 11 UPAs, com a construção de 7 novas unidades. Todas com estrutura completa para atender com muita qualidade cerca de 300 pacientes por dia. 4 unidades já estão em obras.

 


 
 Programa Saúde na Escola

Com o Programa Saúde na Escola, mais de 100 mil alunos são examinados anualmente por profissionais de saúde dentro das escolas da Prefeitura. As crianças e jovens passam por várias avaliações, incluindo exames de saúde bucal, visão e audição, controle vacinal e controle de peso/altura. Se algum problema é detectado, o aluno é encaminhado para o centro de saúde. Os estudantes também participam de atividades educativas que promovem os cuidados com a saúde.


Mais leitos em hospitais

Para aumentar o número de leitos para os pacientes do SUS, a Prefeitura de Belo Horizonte adotou uma forte política de recuperação de hospitais. Entre 2009 e 2013, foram recuperados hospitais que estavam sendo fechados e, remunerando melhor os hospitais conveniados, criou mais de 900 leitos na rede conveniada SUS-BH – o equivalente à construção de três grandes hospitais –, o que resultou na redução do tempo de espera dos usuários.
  

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=meioambiente&tax=43437&lang=pt_BR&pg=5700&taxp=0&
 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar