Centro de Controle de Zoonoses e ONGs atuam juntos em defesa da posse responsável 

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a Gerência de Zoonoses desenvolvem políticas, em várias frentes, para evitar o abandono e doenças transmitidas por animais. As ações são apoiadas pela sociedade civil organizada nas campanhas de adoção, incentivo à posse responsável e esterilização de animais. Cerca de dez ONG’s, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e a produtora Café Pingado Filmes, estão produzindo um vídeo que será exibido nos centros de saúde, em mais uma campanha de prevenção ao abandono de animais.

Em 2009, por meio de parceria com as ONG’s, o CCZ produziu uma cartilha para conscientização da posse responsável. Ela é distribuída nas palestras e visitas realizadas pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses. Além disso, as ONG’s participam da ‘Comissão Institucional de Saúde Humana em sua Relação com os Animais’, no Conselho Municipal de Saúde, com poder para deliberação e proposição de projetos.

Segundo estimativa do CCZ, Belo Horizonte tem hoje 275.603 mil cães e cerca de 54.985 mil gatos. Desse total, aproximadamente 10% têm acesso às ruas sem supervisão. Sendo assim, o trabalho de conscientização tem que ser realizado o ano inteiro, como destaca a gerente do CCZ, Maria do Carmo Ramos. “Nós fazemos palestras em escolas, treinamento dos agentes de zoonoses para orientar a população sobre o que é a posse responsável, distribuímos panfletos explicativos sobre a responsabilidade de se ter um animal de estimação e, ainda, recebemos visitas agendadas de estudantes durante todo o ano. Nosso trabalho não pode parar”, explica.

Outra medida tomada pelo CCZ para diminuir o abandono de animais é a castração. Em 2012 foram castrados, entre cães e gatos, 18.333 animais. Já em 2013, foram castrados 15.945 animais. Além disso, a SMSA promove também a adoção de animais de rua. As ONG’s ajudam o CCZ na localização de famílias que queiram adotar esses animais.

Antes de serem adotados, os cães e gatos passam por uma avaliação clínica, fazem exame de leishmaniose, cirurgia de esterilização e tomam a vacina contra raiva. Os animais também recebem um microchip de identificação. As esterilizações são feitas em três centrais fixas localizadas nos bairros São Bernardo, Caiçara e Salgado Filho e em uma unidade móvel. A capacidade de cirurgias de cada uma das centrais é, em média, de 42 cirurgias/dia.

Para adotar um animal recolhido pelo CCZ, o interessado deve comparecer à unidade (Rua Edna Quintel, 173 - São Bernardo). Se o animal for filhote, é necessário aguardar que o animal seja desmamado. O prazo pode ser de até 45 dias. Os interessados podem ligar para 3277-7411 ou para 3277-7413.

Para castrar seu animal entre em contato com:

CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES
Endereço: R. EDNA QUINTEL, 173 SÃO BERNARDO
TEL: 3277-7411 3277-7413

CENTRO DE ESTERILIZAÇÃO DE CÃES E GATOS NOROESTE
Endereço: R. ANTÔNIO PEIXOTO GUIMARÃES 33 - CAIÇARA
TEL: 3277-8448

CENTRO DE ESTERILIZAÇÃO DE CÃES E GATOS OESTE
Endereço: RUA ALEXANDRE SIQUEIRA 375 - SALGADO FILHO
TEL: 3277-7576

 

   
 
Panfleto: Castração
Cirúrgica
 
 
Panfleto: Nunca
abandone seu animal
 

 
Cartilha: Guarda
Responsável

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Telefones úteis
Vigilância sanitária
Notificação de doenças
 Ouvidor SUS/BH
Academia da Cidade
Centros de Saúde