Tenho um cão doente, ele pode estar com leishmaniose. Como saber?

Se o seu cão apresenta os seguintes sintomas: emagrecimento, queda de pêlos, crescimento das unhas e feridas pelo corpo ele pode estar com leishmaniose sim! Mas é necessária a confirmação através do exame sorológico, que poderá ser feito através do seu pedido pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) 156.

Quais são so principais sintomas da Leishmaniose Canina?

O cão, no início dos sintomas, apresenta perda de pêlo na região do focinho, ao redor dos olhos e orelhas com descamação. Posteriormente apresenta queda de pêlo generalizada, feridas pelo corpo, crescimento das unhas e emagrecimento.

O cachorro que está contaminado com a leismaniose pode transmití-la à uma pessoa através da mordida?

A leishmaniose canina não pode ser transmitida através da mordida do cão, somente pelo vetor ou seja, o “mosquito palha”.

Há probabilidade de o meu cão estar doente. Neste caso, quais são os serviços que a Prefeitura de Belo Horizonte pode me oferecer?

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio do Controle de Zoonoses, oferece gratuitamente o exame de sangue para diagnóstico da doença Leishmaniose. Além disso, oferece também o serviço de castração gratuita do seu cão, o que é importante para o controle populacional de animais errantes e abandonados, este serviço é destinado a cães e gatos cujos donos, moradores de Belo Horizonte, solicitem entrando em contato com o Controle de Zoonoses, telefone 3277-7411 ou 3277-7414.

O imóvel onde foi encontrado cão com resultado positivo no exame de leishmaniose, levado para eutanásia, deve ser borrifado?

Conforme orientações da Gerência de Controle de Zoonoses, as borrifações são direcionadas somente para os locais em que foram programados os inquéritos caninos censitários e/ou amostrais e, eventualmente, em raios de ocorrências de casos humanos.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=meioambiente&tax=43437&lang=pt_BR&pg=5700&taxp=0&

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar