O Programa BH de Mãos Dadas Contra a Aids estabelece como estratégia a educação continuada, feita pelos pares, ou seja, mulheres trabalham mulheres, profissionais do sexo trabalham profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens (HSH) trabalham HSH, adolescentes trabalham adolescentes. Também faz parte do programa a discussão da sexualidade em escolas municipais, para a prevenção precoce das DST/Aids, através do projeto "Saúde e Educação de Mãos Dadas contra a AIDS", que promove o debate em todas as escolas da rede municipal, fazendo a interface com os Centros de Saúde do município. 

Equipes de pedagogos, psicólogos e ativistas de ONGs discutem com adolescentes de 13 a 19 anos temas como prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), sexualidade, afetividade, direitos humanos, raça/etnia, gravidez na adolescência, drogas, uso de contraceptivos, auto-estima e habilidade de negociação.
 
Os 147 centros de saúde de Belo Horizonte atuam na distribuição de informações para ações de prevenção de DST, distribuição de preservativo sexual masculino com livre acesso do público através de dispensadores "self service", preservativo sexual feminino e bem como a realização da testagem para HIV, sífilis e hepatites B e C.
 
Através de parceria com OSC (Organizações da Sociedade Civil) são distribuídos preservativos sexuais, material informativo, realizado capacitações sobre sexualidade, prevenção e estímulo a testagem para HIV, sífilis, hepatites virais.
 

 

Atenção ao paciente
 
O diagnóstico de HIV, DST e hepatites virais, através de exames sorológicos, está disponível nas 147 unidades básicas de saúde de Belo Horizonte. Além disso, o munícipio conta com um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que oferece orientação e testagem rápida para HIV, sífilis, hepatites B e C.
 
Os pacientes com suspeita de DST deverão buscar atendimento nas unidades básicas, onde é feito o diagnóstico e tratamento através da abordagem sindrômica. Os casos que não respondem a esta abordagem são encaminhados para a Unidade de Referência Secundária (URS) Centro Sul, que também atende demanda espontânea de paciente com sintomas de DST. Aqueles que recebem o diagnóstico de infecção pelo HIV ou hepatite B e C, são referenciados pelo Centro de Saúde para os serviços especializados.
 
 
 
 
 

 

 
  
Cartaz: PEP Profiláxia
Pós Exposição na Rede-SUS
 
Cartaz: Luta contra a
Aids 2015
 



 
 
Panfleto: Fique sabendo
 
Panfleto: Camisinha
Aprecie sem moderação

Panfleto: Camisinha
Aprecie sem moderação



 
 
Panfleto: Muita calma
nessa hora
 
Panfleto: Camisinha
em todas as relações

Panfleto: Objetos femininos

 
Folder: DST - O que é?  Folder: Melhor idade  
Panfleto: Todos somos
vulneráveis
 
 

 

 
Cartaz: Vacinação
contra Hepatite B

 
Folder: Hepatites


Folder: Saúde do bebê
começa no pré-natal
 
 
 
 
Guia Técnico: Sífilis

Panfleto Primeiro
de Dezembro

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=meioambiente&tax=43437&lang=pt_BR&pg=5700&taxp=0&

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar