A Prefeitura cada vez mais próxima do cidadão
Venda Nova possui mais de 70 unidades municipais de atendimento público. Escolas de educação infantil, de ensino fundamental, centros de saúde, centro de apoio comunitário, parques, centro cultural, centros de referência de assistência social, casa do brincar, unidade para encaminhamento a emprego e realização de cursos de formação, unidade de pronto atendimento, laboratório distrital e farmácia popular, entre outros, além de setores administrativos, compõem uma ampla rede de atendimento que cresce a cada dia para aproximar-se dos cidadãos e das necessidades locais.

Compromisso com o atendimento
A principal porta de entrada de solicitações, sugestões e reclamações na Prefeitura é o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Ele atende via internet, pelo telefone 156 e também na Rua Padre Pedro Pinto, 1055, em Venda Nova.

Educação de qualidade para todos
A rede de ensino é composta por nove Unidades Municipais de Educação Infantil, mais 10 creches conveniadas à Prefeitura e 31 escolas de ensino fundamental. O cadastro escolar é unificado e possibilita acesso à rede do Estado e do Município, o que permite um melhor planejamento da oferta de vagas e assegura o direito do aluno a estudar próximo de sua residência. Inclusão de alunos com deficiência em salas de aula regulares, Educação para Jovens e Adultos, Escola Plural e integrada à comunidade também fazem parte da política de educação.

Rede de saúde ampla, moderna e participativa
A rede SUS-BH, da Regional de Venda Nova disponibiliza 29 unidades, sendo 16 Centros de Saúde e um anexo, uma unidade de pronto atendimento (UPA), Centro de Referência em Saúde Mental (CERSAM) e um Centro de Convivência, Centro de Especialidades Médicas, Centro de Especialidades Odontológicas, laboratório Distrital, farmácia Distrital, Central de Esterilização (CEST) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e 8 polos de Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), além de oito Academias da Cidade que compõem a rede de atendimento à saúde na região de Venda Nova. Todas as unidades são informatizadas, o que agiliza e otimiza a marcação de consultas, o controle de estoque de medicamentos e o acesso ao cadastro dos pacientes. O Conselho Distrital de Saúde, composto por usuários, trabalhadores da saúde e gestores, formula estratégias e controla a execução da política municipal de saúde.

Seleção gratuita de mão de obra favorece empresários e trabalhadores
A agência do SINE Venda Nova (Sistema na Nacional de Emprego) foi instalada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e o Ministério do Trabalho e Emprego. Ela está localizada na Rua Padre Pedro Pinto, 1055, e oferece cadastro, encaminhamento, cursos com orientação para entrevistas de emprego, solicitação de seguro-desemprego.

Cultura, esporte e lazer
A Prefeitura mantém um centro cultural com biblioteca e variada programação mensal de atividades. Ele está instalado em uma ampla área no bairro Novo Letícia, Rua José Ferreira Santos, 184, telefone 3277-5533. Há também um centro de apoio comunitário que oferece oficinas e atividades culturais, esportivas e de lazer, na Rua João Ferreira da Silva, 285, bairro Mantiqueira.

Assistência Social centrada na promoção da família
Na região há três equipamentos da Assistência Social, denominados Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). Vinculados ao Programa BH Cidadania, eles estão instalados nos bairros Jardim Leblon, Mantiqueira e Lagoa e promovem a inclusão social dos moradores por meio de palestras, oficinas, campanhas educativas, reuniões e grupos de reflexão, além de atendimento individual, visitas domiciliares e institucionais.

Transporte público integrado
O sistema público de transporte integra linhas e estações de ônibus com o objetivo de agilizar o deslocamento e reduzir custos para os passageiros. Na região de Venda Nova há duas estações interligadas ao sistema BHBUS, sendo uma na Rua Padre Pedro Pinto 2277 e outra na estação de metrô da Avenida Vilarinho.

 

 
 
 
 
 
 
 

 

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=meioambiente&tax=43437&lang=pt_BR&pg=5700&taxp=0&

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar