1) Projeto Domingo na Orla: Oferece à população espaço para lazer. Parte da Avenida Otacílio Negrão de Lima, no trecho compreendido entre as avenidas Novara e Torino, é fechada aos domingos, no horário de 8 às 17h, para o desenvolvimento de atividades artísticas e culturais.

 

2) Programa Vida Ativa: É um programa comunitário da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Esporte, que planeja, coordena, executa, supervisiona e avalia políticas públicas de Esporte e Lazer para a população na faixa etária a partir dos 50 anos. Na Pampulha, os núcleos são atendidos no CAC São Francisco e Lagoa do Nado. As atividades oferecidas são: dança, alongamentos, ginástica e recreação.

O Vida Ativa tem buscado conscientizar não só o público da terceira idade, mas toda a população belo-horizontina acerca da importância de um estilo de vida mais ativo que inclua a prática regular da atividade física e de outras atividades sócio-recreativa . Nos encontros e atendimentos semanais, são abordadas questões acerca dos limites e potencialidade do idoso. Locais de atendimento: Lar Leopoldo Mertens, Parque Lagoa do Nado e CAC São Francisco.

 

3) Programa Caminhar: Desenvolve ações que incentivam a prática regular e orientada de atividades físicas como fator de promoção da saúde da qualidade de vida da população. Consiste em uma caminhada monitorada, acompanhadas de alongamentos, realizada durante uma hora, duas vezes por semana. O ponto de encontro é no NAF/CRAS Santa Rosa, bairro Aeroporto.

O caminhar na escola conscientiza os alunos das redes pública e privada de ensino de Belo Horizonte. Estimula o combate ao sedentarismo, obesidade, incentiva adoção de uma alimentação equilibrada, e outros fatores de risco para a saúde.

 

4) Esporte Esperança/ Segundo Tempo:  Programa da Secretaria Municipal Adjunta de Esportes em parceria com o Ministério de Esportes. O propósito é oferecer atividades de iniciação esportiva no horário complementar à jornada escolar. Na Pampulha, existem cinco núcleos de atendimentos: CAC São Francisco, Confisco, Estrela Azul/Seias, Suzana e Correios. As atividades oferecidas são: futsal, volei, handebol, xadrez e dama.

 

5) Esporte Esperança/ BH Cidadania: Programa da Secretaria Municipal Adjunta de Esportes que acontee nas áreas do BH Cidadania. Na Pampulha, essas atividades acontecem desde 2006 na Escola de Futebol Society Bola na Rede, parceira que dece o espaço para uso. O esporte trabalhado é o futebol society.

 

6) Esporte Esperança/ Programa para Jovens: Programa da Secretaria Municipal Adjunta de Esportes em parceria com a assistência social. As atividades são destinadas às crianças atendidas pelo NAF/CRAS Santa Rosa, inscritas no Programa para Jovens. Os atendimentos são realizados no CAC São Francisco, no NAF/CRAS Santa Rosa e Igreja Nossa Senhora Aparecida do bairro Ouro Preto. O conteúdo trabalhado são os esportes coletivos.

 

7) Esporte Esperança/ Socialização: Programa da Secretaria Municipal Adjunta de Esportes em parceria com a assistência social. As atividades são destinadas às crianças atendidas pelo NAF/CRAS Santa Rosa, inscritas no programa socialização. Os atendimentos acontecem no NAF/CRAS Santa Rosa. Os conteúdos trabalhados são iniciação esportiva e recreação.

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 SAC - Atendimento ao Cidadão
Centros de Saúde
Escolas
Mapas de Belo Horizonte
BHTrans 
Procon