Em Belo Horizonte, a Pampulha é a região onde se observa mais claramente o contraste social. Embora seja uma região privilegiada que se destaca através do turismo ecológico, cultural e de lazer, há cinco áreas consideradas de risco que abrigam cerca de 20% da população da região. Esta população, considerada em vulnerabilidade social, tem acesso aos diversos serviços públicos municipais através da Secretaria de Administração Regional Municipal Pampulha, que contêm gerências como:

A Gerência Regional de Limpeza Urbana que garante o recolhimento de resíduos sólidos das casas, inclusive em vilas e favelas, através do sistema de coleta porta-a-porta e da coleta seletiva, a partir da deposição em Locais de Entrega Voluntária (LEV’s) instalados nos condomínios, empresas, escolas e instituições, além do encaminhamento dos materiais recolhidos para a associações que trabalham com reciclagem de materiais.

A Gerência Regional de Manutenção responsável pela revitalização de praças e jardins, manutenção de ruas e áreas verdes, por meio de serviços como operação tapa-buracos, limpeza de bocas-de-lobo, poda de árvores e plantio de mudas.

A Gerência Regional de Fiscalização que fiscaliza o cumprimento do Código de Posturas Municipais por meio da atuação dos fiscais integrados. 

A Gerência de Licenciamento da área 3 que licencia as obras realizadas na região da Pampulha e os eventos realizados nas regionais Barreiro, Norte, Noroeste, Oeste, Pampulha e Venda Nova, observando as determinações do Código de Posturas, conjunto de normas que regulam a utilização do espaço urbano pelos cidadãos de Belo Horizonte.

A Gerência Regional de Políticas Sociais responsável pela execução de importantes programas da área social e pelo atendimento às famílias participantes dos diversos programas das áreas de abrangência dos programas do BH Cidadania e Bolsa Família.

A Gerência Regional de Saúde que gerencia todas das atividades dos centros de saúde na região e da Unidade de Pronto Atendimento Pampulha, além de coordenar as ações de Controle de Zoonoses e de todo o corpo técnico envolvido com o armazenamento e organização de dados da saúde na região.

A Gerência Regional de Educação responsável pela execução das políticas públicas educacionais, pelo acompanhamento e planejamento das ações interdisciplinares de acordo com a concepção de um Sistema Municipal de Ensino baseado em um modelo democrático e participativo, envolvendo múltiplos segmentos na perspectiva de uma educação de qualidade.

 
 
 
 
 
 
 

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=meioambiente&tax=43437&lang=pt_BR&pg=5700&taxp=0&

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar