Situada na região Norte de Belo Horizonte, a Pampulha surge como a representante legítima da modernidade arquitetônica dos anos 40. O gênio criador de Oscar Niemeyer marcou profundamente o espaço que se estendia para além dos limites de uma cidade projetada e circunscrita ao anel da Avenida do Contorno.

Ao longo dos anos, a Pampulha assumiu sua vocação natural para o turismo e o lazer. A riqueza do complexo arquitetônico atrai milhares de turistas que veem nas curvas de Niemeyer e nas perspectivas desenvolvimentistas de Juscelino Kubitschek ícones da modernidade.

O conjunto da Pampulha representa a interação entre arquitetura, artes plásticas e paisagismo de fino gosto. À arquitetura de Oscar Niemeyer juntam-se a pintura de afrescos e azulejos de Cândido Portinari, as esculturas de Ceschiatti, Zomoiski e José Pedrosa. O painel de Paulo Werneck e o paisagismo de Roberto Burle Marx configuram-se uma das correntes da arquitetura moderna a serviço da beleza plástica.

Na esteira do complexo arquitetônico, incorporou-se o Aeroporto da Pampulha, construído antes mesmo da represa, e mais tarde o Campus da UFMG, a Fundação Zoobotânica, os estádios Mineirão e Mineirinho, entre outros.
A Lagoa da Pampulha é outro destaque da região. Com 18 km de extensão, representa um belo cenário para diversas atividades como: caminhada, ciclismo, competições internacionais, queima de fogos. A sua revitalização significa a preservação de um dos mais conhecidos cartões postais do Brasil.

Com área de 51,03 Km² a região da Pampulha possui 41 bairros e 16 vilas agrupados em quatro territórios. De acordo com o censo do IBGE de 2010, a população da região era de 148.370 mil habitantes, estima-se que atualmente seja de cerca de 226.100 habitantes. Esta população possui à sua disposição: 15 escolas municipais, 4 Unidades Municipais de Educação Infantil, 13 escolas estaduais e 12 centros de saúde, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA Pampulha), além de hipermercados, shoppings, rede bancária, rede de ensino particular, postos de serviços automotivos, hospitais, clínicas, áreas de lazer, dentre outros.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

 SAC - Atendimento ao Cidadão
Centros de Saúde
Escolas
Mapas de Belo Horizonte
BHTrans 
Procon