A região Noroeste abriga bairros tradicionais que se localizavam no entorno da cidade planejada dentro da Avenida do Contorno. Hoje, reúne várias das referências históricas e culturais da capital em seus atuais 52 bairros. Sua ocupação se remete à época da fundação quando, ao lado da cidade formal, foi formada uma outra cidade – a dos operários e da boemia. Estes primeiros moradores instalaram-se na Pedreira Prado Lopes em 1907. Ao seu redor, criaram-se vários bairros populares, como, por exemplo, Lagoinha, São Cristóvão, Santo André e Bonfim. A partir de 1920, os imigrantes italianos chegaram aos Bairros Carlos Prates e Padre Eustáquio, alavancando também o crescimento dessas áreas. Atualmente, vários outros bairros antigos da região encontram-se em processo de renovação urbana e substituição de edificações, como os bairros Glória, Pindorama, Dom Cabral, Ermelinda e Aparecida.

Entre as Regionais do município, a Noroeste possui uma expressiva população, com 268.038 mil habitantes (IBGE, 2010; PRODABEL, 2011; SMAGC, 2011; SMAPL, 2011). Toda a região encontra-se nas bacias da Pampulha/Onça e do Arrudas, sendo atravessada por importantes vias de Belo Horizonte, nas quais se destaca o Anel Rodoviário.

Sua vida sociocultural é caracterizada por festas populares, principalmente as religiosas, que acontecem durante todo o ano em suas ruas e praças. A região abriga três importantes instituições de ensino superior ( PUC Minas Dom Cabral, UNICENTRO Newton Paiva, Avenida Presidente Carlos Luz e a recente inaugurada unidade do Centro Universitário de Belo Horizonte, UNIBH, na Av. Américo Vespúcio). As sedes da TV Globo, Rádio Itatiaia, Rádio América e do Diário do Comércio, além de dois grandes parques (Parque Ecológico do Caiçara e Parque de Lazer Maria do Socorro Moreira), também se encontram na Regional Noroeste. Além destes, o famoso Aeroclube do Estado de Minas Gerais, fundado em 15 de novembro de 1936 está localizado no bairro Padre Eustáquio, também na Região Noroeste.

 
 
 
 
 
 
 

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=meioambiente&tax=43437&lang=pt_BR&pg=5700&taxp=0&

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar